10 anos de sólidos conhecimentos

Informações úteis e linguagem apropriada ajudam Timão da Itambé a construir história de sucesso

Informações úteis e linguagem apropriada ajudam Timão da Itambé a construir história de sucesso

Engº. Carlos Gustavo Marcondes – Assessor Técnico Comercial Itambé

Levar aos canteiros de obras informação gratuita, de forma prática e por meio de palestras, entrega de materiais técnicos e campanhas educativas. Este é o principal objetivo do Timão – Programa de Treinamento de Mão-de-Obra para Construção Civil que foi criado em fevereiro de 1998 e atua no aprimoramento da formação de profissionais ligados à construção civil.

O engenheiro Gustavo Marcondes, na Assessoria Técnica da Itambé há nove anos, demonstra um carinho muito especial ao falar das atividades do Timão. “Este trabalho é muito gratificante, pois além de ser técnico, possui um caráter social que proporciona crescimento pessoal e profissional”.

Marcondes ressalta a importância da qualificação profissional para o setor. “Sabemos que a falta de formação e conhecimento dos trabalhadores pode trazer graves riscos para a segurança de todos e também conseqüências prejudiciais ao meio ambiente, principalmente por conta do desperdício de materiais e energia, além da diminuição da durabilidade da edificação”, acrescenta.

Em grande parte, o sucesso do Programa se deve justamente à grande carência de cursos destinados aos profissionais que, literalmente, põem a mão na massa. Para Lycio Vellozo, diretor comercial da Itambé, ao possibilitar o acesso a informações úteis para o trabalhador mais carente do segmento construtivo o Timão da Itambé marcou um verdadeiro “golaço”. “A dedicação de nossos profissionais somada ao fato das palestras serem realizadas no próprio canteiro de obra faz com que os trabalhadores da construção civil estejam mais receptivos ao aprendizado”, enfatiza.

Atualmente o Timão conta com um repertório de 15 palestras abrangendo diversos temas relacionados ao cimento e ao concreto. Nesses 10 anos de estrada, realizou mais de duas mil palestras na região Sul, das quais participaram mais de 30 mil pessoas.

A Itambé é pioneira no sul do Brasil na criação de programas com características do gênero e a idéia deu tão certo que o Timão foi precursor de programas mais abrangentes, como o Serviço de Assessoria Técnica – oferecido aos clientes com o intuito de torná-los mais competitivos no mercado em que atuam.

Os profissionais da Assessoria Técnica da Itambé podem ser contatados através do e-mail asstec@cimentoitambe.com.br ou pelo site www.cimentoitambe.com.br .

Jornalista Responsável: Rosemeri Ribeiro Mtb. 2696



Massa Cinzenta

Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.

Veja todos os Conteúdos

Cimento Certo

Conheça os 5 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS

Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.

Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32

Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.

Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40

Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.

Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI

O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.

descubra o cimento certo

Cimento Certo

Conheça os 5 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

descubra o cimento certo