World of Concrete: 40 anos de referência à engenharia

Principal evento global do setor reúne 1.400 expositores em Las Vegas, nos Estados Unidos, e mostra novidades relacionadas ao mundo do concreto

Principal evento global do setor reúne 1.400 expositores em Las Vegas, nos Estados Unidos, e mostra novidades relacionadas ao mundo do concreto

Por: Altair Santos

O primeiro World of Concrete ocorreu na cidade de Houston, no Texas-EUA, em 1975. No ano seguinte, mudou para Las Vegas, no estado de Nevada-EUA, onde, até hoje, reúne dezenas de milhares de profissionais. Na edição de 2015, quando o evento completa 40 anos, 674 mil pessoas visitaram os estandes dos 1.400 expositores. Paralelamente à maior feira global sobre concreto e equipamentos para construção civil, ocorre o congresso que apresentou inovações e novos procedimentos envolvendo o material e seus derivados.

World of Concrete: fabricantes demonstram equipamentos para uso em concreto

O Instituto Americano do Concreto (ACI, na sigla em inglês) aproveita o World of Concrete para lançar a University ACI. Trata-se de um projeto de ensino à distância para difundir globalmente temas relacionados ao material, à construção civil, à arquitetura e ao design. O instituto também se vale do evento para apresentar novas normas técnicas sobre construções em alvenaria com blocos de concreto, que passam a vigorar nos Estados Unidos.

Para o presidente do ACI, William E. Rushing, a universidade garantirá que as futuras gerações tenham acesso aos avanços contínuos das tecnologias do concreto, que o instituto pesquisa, acredita e ajuda a dar publicidade desde 1904. “Fazer a diferença na indústria de concreto é uma tarefa difícil. Para isso, requer pesquisas sobre novos métodos, técnicas e materiais. Mas isso também significa mudar a forma como pensamos sobre esse material”, discursou em entrevista coletiva dada na abertura do World of Concrete, que acontece de 2 a 6 de fevereiro.

John Nehasil, diretor de certificação do ACI, também exaltou a ideia do instituto de propagar conhecimento. “Isso permite à ACI levar suas pesquisas ao mercado com mais eficiência”, completou, destacando também as novas certificações sobre construções em alvenaria com blocos de concreto. “O objetivo é tornar rotineiras as inspeções e os testes em laboratórios, não só das estruturas de alvenaria, mas também de argamassas, rejuntes e outros materiais correlatos”, disse.

Além de apresentar pesquisas e debater o concreto em seus seminários, o World of Concrete é mundialmente conhecido pelos equipamentos inovadores que costuma apresentar. Na edição de 2015, chamam a atenção os robôs que promovem o alisamento do concreto e aceleram a cura emitindo raio laser. Também não faltam as tradicionais competições para erguer muros com blocos de alvenaria e as manobras radicais com máquinas para a construção pesada. As apresentações sempre mobilizam torcidas e transformam o evento em um show mundial do concreto.

Evento recebe 674 mil visitantes em sua edição de 40 anos
Paralelamente à feira ocorre um congresso técnico que atrai profissionais do mundo todo
Competições animam os visitantes e atraem torcidas para construtores de muros com blocos de concreto
Presidente do ACI, William E. Rushing: projeto de ensino à distância para propagar tecnologias do concreto


Entrevistados

Presidente do Instituto Americano do Concreto, William E. Rushing, e John Nehasil, diretor de certificação do ACI (via conferência de imprensa realizada no World of Concrete e transmitida pela web)
Contatos
Registration@WorldofConcrete.com
www.worldofconcrete.com

Crédito foto: Divulgação/WOC

Jornalista responsável: Altair Santos MTB 2330


Massa Cinzenta

Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.

Veja todos os Conteúdos

Cimento Certo

Conheça os 5 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos

Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.

Cimento Portland composto com fíler

Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.

Cimento Portland composto com fíler

Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.

Cimento Portland de alta resistência inicial

O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.

descubra o cimento certo

Cimento Certo

Conheça os 5 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

descubra o cimento certo