World of Concrete: 40 anos de referência à engenharia

World of Concrete: fabricantes demonstram equipamentos para uso em concreto

World of Concrete: 40 anos de referência à engenharia

World of Concrete: 40 anos de referência à engenharia 1000 667 Cimento Itambé

Principal evento global do setor reúne 1.400 expositores em Las Vegas, nos Estados Unidos, e mostra novidades relacionadas ao mundo do concreto

Por: Altair Santos

O primeiro World of Concrete ocorreu na cidade de Houston, no Texas-EUA, em 1975. No ano seguinte, mudou para Las Vegas, no estado de Nevada-EUA, onde, até hoje, reúne dezenas de milhares de profissionais. Na edição de 2015, quando o evento completa 40 anos, 674 mil pessoas visitaram os estandes dos 1.400 expositores. Paralelamente à maior feira global sobre concreto e equipamentos para construção civil, ocorre o congresso que apresentou inovações e novos procedimentos envolvendo o material e seus derivados.

World of Concrete: fabricantes demonstram equipamentos para uso em concreto

O Instituto Americano do Concreto (ACI, na sigla em inglês) aproveita o World of Concrete para lançar a University ACI. Trata-se de um projeto de ensino à distância para difundir globalmente temas relacionados ao material, à construção civil, à arquitetura e ao design. O instituto também se vale do evento para apresentar novas normas técnicas sobre construções em alvenaria com blocos de concreto, que passam a vigorar nos Estados Unidos.

Para o presidente do ACI, William E. Rushing, a universidade garantirá que as futuras gerações tenham acesso aos avanços contínuos das tecnologias do concreto, que o instituto pesquisa, acredita e ajuda a dar publicidade desde 1904. “Fazer a diferença na indústria de concreto é uma tarefa difícil. Para isso, requer pesquisas sobre novos métodos, técnicas e materiais. Mas isso também significa mudar a forma como pensamos sobre esse material”, discursou em entrevista coletiva dada na abertura do World of Concrete, que acontece de 2 a 6 de fevereiro.

John Nehasil, diretor de certificação do ACI, também exaltou a ideia do instituto de propagar conhecimento. “Isso permite à ACI levar suas pesquisas ao mercado com mais eficiência”, completou, destacando também as novas certificações sobre construções em alvenaria com blocos de concreto. “O objetivo é tornar rotineiras as inspeções e os testes em laboratórios, não só das estruturas de alvenaria, mas também de argamassas, rejuntes e outros materiais correlatos”, disse.

Além de apresentar pesquisas e debater o concreto em seus seminários, o World of Concrete é mundialmente conhecido pelos equipamentos inovadores que costuma apresentar. Na edição de 2015, chamam a atenção os robôs que promovem o alisamento do concreto e aceleram a cura emitindo raio laser. Também não faltam as tradicionais competições para erguer muros com blocos de alvenaria e as manobras radicais com máquinas para a construção pesada. As apresentações sempre mobilizam torcidas e transformam o evento em um show mundial do concreto.

Evento recebe 674 mil visitantes em sua edição de 40 anos

Paralelamente à feira ocorre um congresso técnico que atrai profissionais do mundo todo

Competições animam os visitantes e atraem torcidas para construtores de muros com blocos de concreto

Presidente do ACI, William E. Rushing: projeto de ensino à distância para propagar tecnologias do concreto


Entrevistados

Presidente do Instituto Americano do Concreto, William E. Rushing, e John Nehasil, diretor de certificação do ACI (via conferência de imprensa realizada no World of Concrete e transmitida pela web)
Contatos
Registration@WorldofConcrete.com
www.worldofconcrete.com

Crédito foto: Divulgação/WOC

Jornalista responsável: Altair Santos MTB 2330
VEJA TAMBÉM NO MASSA CINZENTA

MANTENHA-SE ATUALIZADO COM O MERCADO

Cadastre-se no e receba o informativo semanal sobre o mercado da construção civil