Cimento Itambé

Portal Itambé
Ligue-nos

Venda de material de construção sobe 7,6% em julho

Mercado da Construção 25 de agosto de 2009

“Minha Casa, Minha Vida” deve favorecer ainda mais o setor até o final do ano

As vendas internas de materiais de construção mostraram alta de 7,6% em julho na comparação com o mês imediatamente anterior e queda de 12,2% ante julho de 2008, antecipou nesta terça-feira o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat), Melvyn Fox.

Fox afirmou que a alta verificada nas vendas em julho na comparação mês a mês foi a maior do ano. “Os números estão mostrando uma mudança de comportamento”, afirmou.

O boletim oficial da Abramat com o desempenho do setor em julho deverá ser divulgado na quarta-feira.
No acumulado dos sete meses de 2009, o setor ainda mostra retração de 15,45% no faturamento total deflacionado frente ao registrado no mesmo intervalo de 2008. Até o final do ano, entretanto, a indústria de materiais de construção acredita que conseguirá zerar essa perda.

– Ainda trabalhamos com a expectativa de estabilidade nas vendas em relação a 2008, o que representará um resultado muito bom considerando-se o desempenho da primeira metade do ano – disse Fox.
Para o presidente da Abramat, as vendas de materiais de construção de agosto a dezembro serão beneficiadas pelo início de obras no âmbito do programa do governo “Minha Casa, Minha Vida” e pela redução dos imóveis em estoque, o que estimulará a construção de novos empreendimentos.

– Além disso, a comparação dos três últimos meses do ano será favorecida, uma vez que o último trimestre de 2008 foi muito fraco – acrescentou.

Em julho, conforme a Abramat, a taxa de utilização da capacidade instalada da indústria ficou em 83 por cento, aproximando-se dos níveis pré-crise – em setembro de 2008, esse índice foi de 88%.

Outro indicador que sinaliza para uma virada no ânimo da indústria de construção civil é o de intenção de investimentos nos próximos 12 meses. Em pesquisa realizada neste mês, 43% das empresas do setor indicaram essa pretensão, ante 33% em maio.

Fonte: JB Online – 18/08/2009

Jornalista responsável – Altair Santos MTB 2330 – Tempestade Comunicação



Tags:
Leia também: