Responsabilidade social e ambiental como ferramenta de Marketing

Responsabilidade social e ambiental como ferramenta de Marketing

Responsabilidade social e ambiental como ferramenta de Marketing 150 150 Cimento Itambé

Sustentabilidade Empresarial, uma nova maneira de expor a ética de uma empresa 

Newton Figueiredo

A sustentabilidade empresarial é uma nova maneira de apresentar a ética repensando na forma de adquirir lucro. Ela nasceu com a percepção de empresários que verificaram os problemas sociais e ambientais, como o baixo poder aquisitivo da população e a ameaça de escassez de bens naturais fossem ocasionar riscos no desenvolvimento de seus negócios. 

Uma pesquisa realizada pela Revista Consumidor Moderno, em janeiro de 2008, comprovou que 12% dos consumidores dão preferência a empresas que são socioambientalmente corretas. Portando as empresas estão buscando apresentar uma imagem responsável em questões sociais e ambientais, através de serviços de qualidade, bons preços e atendimento. 

Segundo Newton Figueiredo*, Presidente do Grupo Sustentax**, a imagem de responsabilidade que as empresas apresentam é uma mudança de mentalidade com a percepção e a busca do lucro puro e simples. “As empresas líderes já perceberam que a sustentabilidade de seus negócios dependem de adicionar à responsabilidade empresarial as responsabilidades sociais e planetárias. Adotar uma postura de responsabilidade socioambiental implica em saber como os lucros estão sendo gerados e não apenas se estão aumentando ou diminuindo” comenta Figueiredo. 

Ele afirma que, de agora em diante, as empresas deverão colocar em seus planejamentos estratégicos ações de sustentabilidade. “A previsão é que o mercado consumidor dará, cada vez mais, preferência para produtos e serviços desenvolvidos com responsabilidade socioambiental. As empresas que implementarem ações de sustentabilidade terão, cada vez mais, facilidade para obtenção de créditos e captação de recursos em bolsa”. 

Figueiredo diz que inicialmente as ações de responsabilidade social corporativa aconteciam com âmbitos assistencialista ou filantrópico, gerando ganhos significativos de imagem para a empresa. Atualmente as empresas estão se envolvendo mais com práticas de sustentabilidade. “O sucesso desta empreitada criou a Empresa-cidadã, motivo do desenvolvimento de uma nova ética social no mundo dos negócios, em que a aplicação de responsabilidade social corporativa faz parte do núcleo de negócios, inserida em toda a estrutura da empresa” cita. 

* Newton Figueiredo – Presidente do Grupo SustentaX, membro fundador da Associação Brasileira dos Administradores de Facilities, do Green Building Council Brasil, do Conselho Brasileiro para Construções Sustentáveis e do Instituto Brasileiro de Estudos em Direito de Energia. É ainda conselheiro da Associação Brasileira de Água e Energia, da Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia e do Instituto Brasileiro de Eficiência Energética. 

** O Grupo SustentaX atua nas áreas de desenvolvimento de estratégias corporativas sustentáveis, na certificação de sustentabilidade de empreendimentos, na quantificação e neutralização de Gases do Efeito Estufa, na validação de sustentabilidade de produtos e serviços e na otimização energética de edificações.

VEJA TAMBÉM NO MASSA CINZENTA

MANTENHA-SE ATUALIZADO COM O MERCADO

Cadastre-se no e receba o informativo semanal sobre o mercado da construção civil