Plaenge ocupa topo do ranking das construtoras

Plaenge ocupa topo do ranking das construtoras

Plaenge ocupa topo do ranking das construtoras 150 150 Cimento Itambé

Empresa paranaense lidera lista na região sul e aparece em 9º lugar entre as que mais constroem empreendimentos no Brasil

Por: Altair Santos

A 8ª edição do ranking da ITC (Inteligência Empresarial da Construção) revela que a construtora Plaenge tornou-se a maior do setor habitacional na região sul do país. A empresa paranaense desponta também entre as dez maiores da construção civil brasileira, de acordo com a área total construída em m² no ano de 2011.  Segundo Roberto Melquíades, diretor financeiro da Plaenge Empreendimentos, a posição destacada da construtora é fruto de estratégias de crescimento adotadas com base nas tendências de mercado.

Roberto Melquíades, diretor financeiro da Plaenge: empresa também constrói no Chile.

Entre elas, o dirigente cita a criação da Vanguard Home – marca focada no comprador do primeiro imóvel – e na decisão da empresa de manter o sistema de capital fechado. “Isso teve forte influência na performance da empresa, pois nos protegeu de pressões do mercado e contribuiu para que a expansão dos negócios e operações ocorresse de forma estruturada e organizada”, revela. “Por isso, é motivo de muito orgulho integrar este ranking que apresenta o panorama do mercado brasileiro em nosso setor”, completa Melquíades.

Alia-se a esse desempenho da Plaenge o fato de a empresa estar há 42 anos no segmento da construção e focada no excelente momento do mercado imobiliário brasileiro. Isso tem permitido que a construtora amplie seus negócios. Além de concentrar seus empreendimentos nas cidades de Curitiba/PR, Londrina/PR, Maringá/PR, Ponta Grossa/PR, Joinville/SC, Campo Grande/MS, Cuiabá/MT e Dourados/MS, a Plaenge, desde 2009, internacionalizou-se e passou a operar no Chile e na Venezuela.

Por isso, de acordo com Roberto Melquíades, há espaço para crescer mais em 2012 e galgar mais posições no ranking da ITC. “O cenário favorável para a economia brasileira, com aumento de renda da população e forte incremento nas operações e no volume de financiamentos, aliados ao déficit habitacional do Brasil, ao crescimento da população e a preferência sócio cultural pela casa própria, têm ampliado a demanda por imóveis residenciais no Brasil. Isso proporciona espaço para a continuidade de desempenho positivo da Plaenge”, avalia.

A Plaenge atualmente está com 73 empreendimentos em execução, somando 160 torres, 11.411 unidades e 1.802.552,50 m² em construção. Isso no atendimento ao setor habitacional, pois no âmbito industrial a empresa atua com a Emisa Plaenge, com obras entregues em 19 estados brasileiros e na Venezuela. “Entre nossos clientes, estão Coca-Cola, Unilever, Philip Morris, Sig Combibloc, Matte Leão, Atlas Schindler, Dixie Toga, Beaulieu, Michelin e Adams”, revela Roberto Melquíades.

A inovação também impulsiona os negócios da Plaenge. A empresa foi pioneira no país em ofertar plantas flexíveis aos clientes e a garantir o cronograma através do seguro da entrega da obra. Além disso, há o programa de otimização de processos e o portal do cliente, que aprimoram o desempenho do canteiro de obras e o relacionamento com os compradores. “Buscamos inovar constantemente, embasados nas pesquisas de mercado e suas principais tendências, proporcionando produtos diferenciados e reais soluções para nossos consumidores”, garante o diretor financeiro.

Veja as construtoras que se destacaram no ranking do ITC:

Confira o ranking das 100 principais construtoras brasileiras: Clique aqui

Entrevistado
Roberto Melquíades, Diretor Financeiro da Plaenge Empreendimentos
Currículo
– Graduado em economia pela Universidade Estadual de Londrina, com formação em AMP (Advanced Management Program) pela IESE Business School
– Atua no mercado imobiliário há 42 anos, com forte experiência na área financeira, tendo ocupado por 15 anos vários cargos executivos no SindusCon Norte do Paraná
Contato: r.melquiades@plaenge.com.br

Créditos foto: Divulgação

Jornalista responsável: Altair Santos – MTB 2330
VEJA TAMBÉM NO MASSA CINZENTA

MANTENHA-SE ATUALIZADO COM O MERCADO

Cadastre-se no e receba o informativo semanal sobre o mercado da construção civil