Cimento Itambé

Portal Itambé
Ligue-nos

Plaenge ocupa topo do ranking das construtoras

Gestão, Mercado da Construção 24 de abril de 2012

Empresa paranaense lidera lista na região sul e aparece em 9º lugar entre as que mais constroem empreendimentos no Brasil

Por: Altair Santos

A 8ª edição do ranking da ITC (Inteligência Empresarial da Construção) revela que a construtora Plaenge tornou-se a maior do setor habitacional na região sul do país. A empresa paranaense desponta também entre as dez maiores da construção civil brasileira, de acordo com a área total construída em m² no ano de 2011.  Segundo Roberto Melquíades, diretor financeiro da Plaenge Empreendimentos, a posição destacada da construtora é fruto de estratégias de crescimento adotadas com base nas tendências de mercado.

Roberto Melquíades, diretor financeiro da Plaenge: empresa também constrói no Chile.

Entre elas, o dirigente cita a criação da Vanguard Home – marca focada no comprador do primeiro imóvel – e na decisão da empresa de manter o sistema de capital fechado. “Isso teve forte influência na performance da empresa, pois nos protegeu de pressões do mercado e contribuiu para que a expansão dos negócios e operações ocorresse de forma estruturada e organizada”, revela. “Por isso, é motivo de muito orgulho integrar este ranking que apresenta o panorama do mercado brasileiro em nosso setor”, completa Melquíades.

Alia-se a esse desempenho da Plaenge o fato de a empresa estar há 42 anos no segmento da construção e focada no excelente momento do mercado imobiliário brasileiro. Isso tem permitido que a construtora amplie seus negócios. Além de concentrar seus empreendimentos nas cidades de Curitiba/PR, Londrina/PR, Maringá/PR, Ponta Grossa/PR, Joinville/SC, Campo Grande/MS, Cuiabá/MT e Dourados/MS, a Plaenge, desde 2009, internacionalizou-se e passou a operar no Chile e na Venezuela.

Por isso, de acordo com Roberto Melquíades, há espaço para crescer mais em 2012 e galgar mais posições no ranking da ITC. “O cenário favorável para a economia brasileira, com aumento de renda da população e forte incremento nas operações e no volume de financiamentos, aliados ao déficit habitacional do Brasil, ao crescimento da população e a preferência sócio cultural pela casa própria, têm ampliado a demanda por imóveis residenciais no Brasil. Isso proporciona espaço para a continuidade de desempenho positivo da Plaenge”, avalia.

A Plaenge atualmente está com 73 empreendimentos em execução, somando 160 torres, 11.411 unidades e 1.802.552,50 m² em construção. Isso no atendimento ao setor habitacional, pois no âmbito industrial a empresa atua com a Emisa Plaenge, com obras entregues em 19 estados brasileiros e na Venezuela. “Entre nossos clientes, estão Coca-Cola, Unilever, Philip Morris, Sig Combibloc, Matte Leão, Atlas Schindler, Dixie Toga, Beaulieu, Michelin e Adams”, revela Roberto Melquíades.

A inovação também impulsiona os negócios da Plaenge. A empresa foi pioneira no país em ofertar plantas flexíveis aos clientes e a garantir o cronograma através do seguro da entrega da obra. Além disso, há o programa de otimização de processos e o portal do cliente, que aprimoram o desempenho do canteiro de obras e o relacionamento com os compradores. “Buscamos inovar constantemente, embasados nas pesquisas de mercado e suas principais tendências, proporcionando produtos diferenciados e reais soluções para nossos consumidores”, garante o diretor financeiro.

Veja as construtoras que se destacaram no ranking do ITC:

Confira o ranking das 100 principais construtoras brasileiras: Clique aqui

Entrevistado
Roberto Melquíades, Diretor Financeiro da Plaenge Empreendimentos
Currículo
– Graduado em economia pela Universidade Estadual de Londrina, com formação em AMP (Advanced Management Program) pela IESE Business School
– Atua no mercado imobiliário há 42 anos, com forte experiência na área financeira, tendo ocupado por 15 anos vários cargos executivos no SindusCon Norte do Paraná
Contato: r.melquiades@plaenge.com.br

Créditos foto: Divulgação

Jornalista responsável: Altair Santos – MTB 2330


Leia também: