Cimento Itambé

Portal Itambé
Ligue-nos

No Brasil, Pininfarina investe em altura e luxo

Inovação, Obras Inovadoras 23 de outubro de 2014

Escritório italiano, conhecido por projetos para Ferrari, Maserati e Rolls Royce, torna-se parceiro de edifícios em São Paulo e em Balneário Camboriú

Por: Altair Santos

Dos carros para os prédios de luxo. Aos poucos, o Estúdio Pininfarina vem expandindo sua nova vocação. Conhecida internacionalmente por projetar modelos para as marcas Ferrari, Jaguar, Maserati e Rolls Royce, a empresa italiana de design avança pelos cinco continentes com negócios imobiliários. Recentemente, desembarcou no Brasil, onde assina dois projetos. Um em Balneário Camboriú-SC, em parceria com a Pasqualotto & GT Empreendimentos, e outro na cidade de São Paulo, em parceria com a Cyrela Brazil Realty. “Encontramos parceiros com quem compartilhamos os valores da qualidade, inovação e atenção aos detalhes. Juntando as forças, demos vida a projetos únicos e exclusivos”, diz Paolo Pininfarina, presidente do Grupo Pininfarina, sobre a atuação no país.

Yachthouse Residence Club, em Balneário Camboriú: design Pininfarina e concreto Concrebras

Em Balneário Camboriú, a Pininfarina participa do projeto do Yachthouse Residence Club. As obras começaram em novembro de 2013 e o empreendimento será um dos mais altos do Brasil quando concluído. Cada uma das duas torres terá 253,80 metros de altura, incluindo 77 pavimentos, heliponto e subsolo. “Nosso grande desafio é construir um empreendimento diferente dos demais, não só pela altura das torres, mas também pelo conceito de qualidade implícito em cada detalhe da obra, na qual a Pininfarina fará o design interno e externo”, diz o diretor-geral da Pasqualotto & GT Empreendimentos, Alcino Pasqualotto, explicando o porquê da parceria com a empresa italiana. “Balneário Camboriú merece padrões internacionais de design”, completa.

Concreto Concrebras

Estima-se que a construção no litoral catarinense consuma cerca de 100 mil m³ de concreto, que será fornecido pela Concrebras. A obra tem características peculiares em sua construção, porque será o único residencial do Brasil a estar anexo a uma marina. O projeto luxuoso chama a atenção até de celebridades, como o jogador de futebol Neymar, que adquiriu dois apartamentos no Yachthouse Residence Club.

Cyrela Pininfarina: projeto prevê o edifício mais luxuoso de São Paulo

A assinatura Pininfarina também atrai famosos para o empreendimento que a empresa italiana projetou, em parceria com a Cyrela, na cidade de São Paulo. Sem modéstia, o edifício pretende ser o mais luxuoso da maior metrópole do país. “Desde que firmamos esta parceria, tínhamos em mente que o Cyrela by Pininfarina deveria ser a representação mais próxima do que é morar em uma obra de arte”, declara Efraim Horn, copresidente da Cyrela.

Em uma área de 2.050 m², o projeto – lançado em setembro de 2014 – é o mais ousado já feito pela empresa brasileira. A começar pela fachada, inspirada em curvas e formas que transmitem movimento e dinamismo. Pensado em cada detalhe, e com opções de unidades que vão de 50 m² a 100 m², o Cyrela by Pininfarina vai apresentar uma simetria arquitetônica, cujo objetivo é passar a sensação, para quem o vê, de que o prédio foi esculpido pelo vento. Neste empreendimento, o Estúdio Pininfarina assina a fachada, o lobby e a garagem do edifício.

Veja o projeto do Cyrela by Pininfarina (vídeo)

Alcino Pasqualotto: Balneário Camboriú merece padrões internacionais de design

Entrevistados
Alcino Pasqualotto, diretor-geral da Pasqualotto & GT Empreendimentos
Paolo Pininfarina, presidente do Grupo Pininfarina
Efraim Horn, copresidente da Cyrela Brazil Realty
Contatos
assessoriaagenciaa@gmail.com
fernanda.machado@edelmansignifica.com

Créditos Fotos: Divulgação/Agência A/Cyrela/Carlos Alberto Alves

Jornalista responsável: Altair Santos MTB 2330


Leia também: