Passaporte para a qualidade

Selo da ABCP influencia na evolução dos blocos de concreto e paver e ajuda artefatos a ganharem mercado

Selo da ABCP influencia na evolução dos blocos de concreto e paver e ajuda artefatos a ganharem mercado

Arnaldo Forti Battagin
Arnaldo Forti Battagin

Produzidos por uma indústria bastante pulverizada, que abrange desde fábricas de fundo de quintal até grandes empresas, os blocos de concreto e pavers estão atingindo um padrão cada vez mais confiável no país. Boa parte desta credibilidade se deve à preocupação da ABCP (Associação Brasileira de Cimento Portland) em instituir um selo de controle de qualidade para os produtos, além de trabalhar para disseminar normas técnicas e manter em alto nível a produção dos artefatos.

O selo da ABCP traz vantagens para quem produz e para quem compra. “Ele é o reconhecimento de que aquele produto atende as normas tanto da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) quanto do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial). Além disso, para o consumidor, trata-se de um comprovante de que o que ele está comprando tem qualidade. No caso de obras governamentais, por exemplo, hoje algumas prefeituras já exigem em suas licitações que o material utilizado pela empresa vencedora tenha o selo”, explica Arnaldo Forti Battagin, chefe dos laboratórios da ABCP.

Outra vantagem, explica Arnaldo Battagin, está no fato de que a aquisição de um produto com selo de qualidade acaba trazendo redução no custo da obra. “Você evita o retrabalho, pois adquire material padronizado, e tem também menos gasto com manutenção. A obra vai durar muito mais”, assegura.
Para conceder o selo de qualidade, a ABCP age com rigor, mas indiscriminadamente. Significa que uma pequena fábrica que queira qualificar o seu produto poderá fazê-lo. A ABCP prestará consultoria, indicando a melhor matéria prima e a forma adequada de fabricação. Também exigirá do fabricante o cumprimento de normas técnicas, como resistência, absorção e retração. “Ao atingir esse nível, a empresa implanta um sistema de qualidade na fábrica e quando se sentir segura convoca uma inspeção oficial. Daí começa um programa de ensaios que vai atestar ou não o produto para receber o selo”, ensina Arnaldo.

Os testes são realizados em laboratórios da própria ABCP ou aprovados por ela, em parceria com o Inmetro. Caso a fábrica possua um laboratório, ele passará por uma série de ensaios para verificar a compatibilidade dos equipamentos. “Uma vez que eles deem resultado, validamos o que se chama autocontrole integrado, ou seja, a fábrica faz todos os dias um ensaio e quando ela obtém 32 resultados manda para a ABCP. Lá será feito um tratamento estatístico com relação a diversas propriedades, como resistência e compressão, e se estiver em conformidades com as normas concedemos o selo”, revela o chefe dos laboratórios da ABCP.

Em parceria com a Associação Bloco Brasil, a ABCP tem promovido eventos para estimular as empresas a buscarem o selo de qualidade. Hoje, no Brasil, 51 fábricas de blocos de concreto e paver já contam com o certificado e 12 laboratórios estão aptos a realizar os testes.

A vantagem do paver

Multifuncional: adapta-se tanto em calçadas, pátios e estacionamentos

Impermeável: assentados diretamente sobre o solo ou areia, facilita o escoamento da água de chuva

Resistente: o paver é produzido para atingir alta resistência à compressão (35 MPa a 50 MPa), igual ou maior a das estruturas dos edifícios.

Jornalista responsável: Altair Santos MTB 2330 – Tempestade Comunicação.



Massa Cinzenta

Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.

Veja todos os Conteúdos

Cimento Certo

Conheça os 5 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos

Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.

Cimento Portland composto com fíler

Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.

Cimento Portland composto com fíler

Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.

Cimento Portland de alta resistência inicial

O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.

descubra o cimento certo

Cimento Certo

Conheça os 5 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

descubra o cimento certo