Acaba de entrar em vigor a revisão da NBR 5739
A resistência à compressão axial é de longe o ensaio mais usado para o controle do concreto, tanto pela facilidade de execução e baixo custo quanto pela sua importância na segurança das estruturas. Desde 28 de junho, obedece às novas regras da revisão da NBR 5739: Concreto Ensaio de compressão de corpos-de-prova cilíndricos.
A versão 2007 não permite mais o uso de prensas Classe III, que conforme a NBR 6156 têm menor controle sobre a carga aplicada. O intervalo para a taxa de carregamento ficou menor: vai de 0,30 a 0,60 MPa/s. Também foram alteradas as tolerâncias de prazo para o ensaio em algumas idades; aos 28 dias, por exemplo, a variação admitida passou de 20 para 24 horas.
Uma das novidades é o fator de correção da relação entre a altura e o diâmetro do corpo-de-prova, h/d. Ele é usado para a correção da força suportada pelo corpo-de-prova quando a relação h/d é menor que 2, valor considerado ideal para o ensaio.
Outra inovação é a avaliação da eficiência do ensaio pelo coeficiente de variação dos resultados: quanto menor a dispersão dos resultados, melhor é considerado o processo. Os laboratórios não precisam divulgar o coeficiente de variação nos laudos dos ensaios, mas a sua análise deve auxiliá-los a detectar problemas de procedimento, especialmente se associada à avaliação do tipo de ruptura dos corpos-de-prova. Este item, por sinal, foi ampliado para que se possa descrever de maneira mais precisa o formato da ruptura.
Apesar das mudanças serem sutis, a adequação às novas regras é importante para evitar divergências entre resultados de um mesmo lote ensaiado por empresas diferentes. Além disso, um laboratório deve sempre utilizar procedimentos normalizados, se quiser demonstrar confiabilidade.
Essa e as demais normas da ABNT podem ser adquiridas pelo site www.abnt.org.br, onde também se encontram os endereços dos escritórios regionais de todo o Brasil.
Créditos: Engª Aline Martins – Assessora Técnico Comercial Itambé
Jornalista Responsável: Rosemeri Ribeiro Mtb. 2696