Nova revisão da ABNT NBR 12655 busca consenso

Setor trabalha na elaboração de texto-base para consulta pública, mas alguns pontos ainda precisam ser melhor debatidos pelo meio técnico.

Setor trabalha na elaboração de texto-base para consulta pública, mas alguns pontos ainda precisam ser melhor debatidos pelo meio técnico

Por: Altair Santos

Junto com a ABNT NBR 6118 – Projeto de estruturas de concreto – Procedimento – e a ABNT NBR 14931 – Execução de estruturas de concreto – Procedimento -, a ABNT NBR 12655Concreto de cimento Portland – Preparo, controle e recebimento – forma a trilogia das chamadas normas-mães do material produzido no Brasil. Criada em 1992, a NBR 12655 já foi revisada em 1996 e em 2006. Recentemente, entrou em novo processo de revisão.

Cláudio Sbrighi Neto, coordenador da comissão de estudos da revisão da NBR 12655: reuniões sucessivas.

No centro dos debates está a questão sobre a possibilidade de o concreto poder receber adições pozolânicas disponíveis no mercado e que atendam a norma NBR 12653 – Materiais pozolânicos – Requisitos. No universo acadêmico, esses materiais já foram pesquisados, mas o mercado ainda está receoso em aceitá-los. A nova revisão da NBR 12655 dirá se eles afetam a qualidade do concreto e se podem ser usados com segurança na preparação do produto.

Segundo o coordenador da comissão de estudos da revisão da NBR 12655, o geólogo Cláudio Sbrighi Neto, que também já foi protagonista nas revisões anteriores da norma, ainda não há consenso sobre os pontos que precisam ser alterados. “Até a consulta pública, não serão divulgadas informações precipitadas, pois o meio técnico ainda não chegou a um consenso sobre alguns pontos. Ainda é preciso elaborar o texto-base para a consulta pública”, explica.

É natural a restrição de informações nesta fase da revisão, haja vista que mudanças em normas-mães costumam levar a um amplo espectro de discussões. Para se ter um exemplo, a revisão anterior da NBR 12655 envolveu 120 especialistas. O texto aprovado tratou de estruturas moldadas in loco, estruturas pré-moldadas e peças estruturais pré-fabricadas e levou mais de um ano até que entrasse em vigor.

A expectativa é que os debates em torno da revisão da NBR 12655 só se intensifiquem a partir do 55º Congresso Brasileiro do Concreto, promovido anualmente pelo Ibracon (Instituto Brasileiro do Concreto) e que acontecerá de 29 de outubro a 1º de novembro em Gramado-RS. Até lá, é possível que o texto-base da revisão já tenha sido redigido.

Enquanto isso, as reuniões que debatem a norma seguem programadas. O próximo encontro da CE-18:300.01 – Comissão de Estudo de Controle da Qualidade do Concreto – acontece dia 27 de agosto, das 14h às 16h, na sede da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) em São Paulo-SP.

Entrevistado
Cláudio Sbrighi Neto, coordenador da comissão de estudos da revisão da NBR 12655
Currículo
– Cláudio Sbrighi é graduado em geologia pela USP (1970), com mestrado em engenharia civil pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil (1975) e doutorado em engenharia civil pela Escola Politécnica da USP (1993)
– É diretor do Ibracon (Instituto Brasileiro do Concreto) e professor-doutor titular da FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado)
– Ocupa o cargo de diretor da CPTI (Cooperativa de Serviços e Pesquisas Tecnológicas e Industriais)
Contato: csbrighi@yahoo.com
Créditos foto: Divulgação autorizada

Jornalista responsável: Altair Santos – MTB 2330


Massa Cinzenta

Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.

Veja todos os Conteúdos

Cimento Certo

Conheça os 5 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos

Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.

Cimento Portland composto com fíler

Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.

Cimento Portland composto com fíler

Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.

Cimento Portland de alta resistência inicial

O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.

descubra o cimento certo

Cimento Certo

Conheça os 5 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

descubra o cimento certo