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Muda status do concreto compactado a rolo no pavimento

Área Técnica, Geral, Gestão, Gestão de Obras, Mercado da Construção, Sobre Concreto 15 de fevereiro de 2018

Testes realizados nos Estados Unidos permitem que CCR saia da condição de base ou sub-base para a de leito em estradas e avenidas

Aditivado, pavimento com concreto compacto a rolo mostrou ter alta flexão e resistência à compressão. Crédito: Wm. Winkler Co

Aditivado, pavimento com concreto compactado a rolo mostrou ter alta flexão e resistência à compressão. Crédito: Wm. Winkler Co

Com a ajuda de novos aditivos criados pela indústria química norte-americana, está em desenvolvimento uma nova geração de concreto compactado a rolo (CCR) para pavimentos. O objetivo é que o CCR, costumeiramente usado como base ou sub-base para receber a camada definitiva para o tráfego de veículos, possa, ele mesmo, servir de acabamento final para avenidas e estradas em que o pavimento é de concreto.

O primeiro trecho em teste tem cinco quilômetros e está localizado na cidade de Walla Walla, no estado de Washington-EUA. Na região há uma empresa que faz locação de máquinas pesadas, e que a cada seis meses precisava restaurar o pavimento asfáltico entre a sede e a rodovia mais próxima para permitir o tráfego de seus veículos. Como a manutenção tornou-se muito cara, a empresa encomendou uma solução à indústria de concreto local.

Coincidiu que a indústria química vinha trabalhando em dois produtos para dar um novo status ao CCR, transformando-o em pavimento de concreto compactado (CCP, da sigla em inglês). Um dos aditivos é o ACEiT Plus, um pó adicionado ao Cimento Portland a ser usado na produção do concreto. O outro é o ACEiT Blue, um líquido pulverizado sobre a superfície do CCR logo que ele sai da máquina pavimentadora.

O pó estabiliza a umidade, reduz a viscosidade e administra a hidratação do concreto para que ele possa passar pela pavimentadora com mais fluidez. Assim que sai da máquina e recebe o ACEiT Blue em sua superfície, o concreto pode ser compactado pelo rolo imediatamente. Os aditivos testados permitem que as características de concreto seco do CCR se adaptem para receber acabamento final, sem comprometer a durabilidade do material.

Pavimento de concreto compactado dispensa camada de acabamento. Crédito: Wm. Winkler Co

Pavimento de concreto compactado dispensa camada de acabamento. Crédito: Wm. Winkler Co

Pavimento dispensa juntas de dilatação

O pavimento de concreto compactado que foi aplicado no trecho de cinco quilômetros tinha uma camada de 18 centímetros de espessura. As resistências à compressão registradas variaram de 4600 psi (31,7 MPa) nos primeiros quatro dias a 6340 psi (43,7 MPa) em 28 dias. “Talvez estejamos mudando o conceito de pavimento em concreto, criando um pavimento mais barato e mais fácil de ser aplicado”, diz Pete Reed, porta-voz da Wm. Winkler Co., empresa responsável pela obra no traçado experimental.

A pavimentação ocorreu em junho de 2017 e tem sido monitorada mensalmente. Uma das preocupações era com a chegada do inverno, já que o CCP dispensa juntas de dilatação e os projetistas não sabiam qual seria o comportamento do piso. “O resultado é um pavimento de concreto que mostrou ter alta flexão e resistência à compressão, além de excelente resistência ao congelamento-descongelamento, com boa permeabilidade”, completa Pete Reed.

Concluído em junho de 2017, trecho de cinco quilômetros recebe monitoramento mensal. Crédito: Wm. Winkler Co

Concluído em junho de 2017, trecho de cinco quilômetros recebe monitoramento mensal. Crédito: Wm. Winkler Co

Veja vídeo com a aplicação do pavimento de concreto compactado

Entrevistado
Pete Reed, porta-voz da Wm. Winkler Co

Contato: pete@wmwinkler.com

Jornalista responsável: Altair Santos MTB 2330



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