Garagem pega o elevador e se instala no apartamento

Edifícios de alto padrão reservam espaço para o veículo na área útil, mas isso requer que o projeto garanta reforço […]

Edifícios de alto padrão reservam espaço para o veículo na área útil, mas isso requer que o projeto garanta reforço nas lajes e tratamento acústico das paredes

Por: Altair Santos

A nova tendência entre os edifícios de alto padrão é acoplar a garagem à área útil do apartamento. O arquiteto Gustavo Penna tem sido um dos mais atuantes em utilizar esse conceito no Brasil. Radicado em Belo Horizonte, foi na capital mineira que ele projetou o prédio que virou modelo para outros empreendimentos: o Parc Zodíaco. A obra, inaugurada há três anos, foi concebida com plantas flexíveis, em que a garagem poderia ficar tanto na sala quanto na área de serviço.

Arquiteto Gustavo Penna: ideia foi dar um upgrade na garagem.

Para conceber o projeto de Gustavo Penna, o engenheiro civil Eduardo Luiz Silva revela que o maior desafio foi definir a área em que o elevador exclusivo para os veículos seria instalado. Na planta, o equipamento ocupa o centro do edifício, com portas que se abrem dos dois lados – uma delas permite que o automóvel se instale na sala e a outra que ele ocupe a área de serviço. “O elevador demanda um espaço significativo no pavimento do apartamento. Além disso, foi preciso projetar uma estrutura que suportasse a carga de um veículo no andar”, diz Eduardo Luiz Silva.

No caso do Parc Zodíaco, a EPO Engenharia, que construiu o prédio, optou por usar lajes nervuradas protendidas. Por serem mais esbeltas, elas suportam cargas elevadas, o que era necessário por causa do projeto contemplar a permanência de um veículo na área útil do apartamento. “Também reforçamos o contrapiso e o piso para resistir à carga extra proporcionada pelo peso do automóvel”, destaca o engenheiro, revelando que o consumo de concreto no edifício não foi muito diferente do usado num prédio convencional, por que houve a utilização de concreto protendido nas lajes.

Garagem dentro da área útil do apartamento oferece conforto e praticidade aos moradores.

O cálculo do projeto foi assinado pelo escritório de Raul Neueschwander, que permitiu que o Parc Zodíaco fosse erguido consumindo 12,5 mil m³ de concreto.  O edifício também tem compromissos com a sustentabilidade, haja vista que a implantação do prédio no terreno apresenta uma taxa de ocupação de 11,8% e uma área permeável de 38,7%, com 2.752,5 m² de jardins e áreas abertas, atendendo com folga a taxa exigida pela lei de uso e ocupação do solo, que é de 20%. Quanto à garagem dentro do apartamento, o empreendimento dispõe de um sensor de gás carbônico que detecta a emissão do veículo e aciona um sistema de exaustão retirando todo os gases do ambiente.

Outra preocupação foi com o tratamento acústico das paredes que envolvem a garagem dentro do apartamento. Há casos em que o carro fica estacionado ao lado de um quarto, e isso exige um cuidado acústico”, relata  Eduardo Luiz Silva, destacando que foi possível chegar a esse conceito de edifício por que os projetos arquitetônico e estrutural foram concebidos desde o início para esta finalidade. Em uma área construída de 13.800 m², o Parc Zodíaco tem 22 pavimentos, 70 metros de altura, 14  apartamentos e 66 garagens.

Confira vídeo do edifício Parc Zodíaco: clique aqui

Edifício Parc Zodíaco, em Belo Horizonte: projeto permitiu que garagem fosse acoplada à sala ou à área de serviço.


Massa Cinzenta

Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.

Veja todos os Conteúdos

Cimento Certo

Conheça os 5 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos

Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.

Cimento Portland composto com fíler

Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.

Cimento Portland composto com fíler

Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.

Cimento Portland de alta resistência inicial

O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.

descubra o cimento certo

Cimento Certo

Conheça os 5 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

descubra o cimento certo