Europa abre portas do futuro para a construção civil

Durante os cinco dias da BATIMAT, milhares de visitantes passaram pela feira, em Paris

Europa abre portas do futuro para a construção civil

Europa abre portas do futuro para a construção civil 632 355 Cimento Itambé

BATIMAT de Paris mostrou novas tendências, que priorizam projetos, conceitos de sustentabilidade e edificações que geram a própria energia

Por: Altair Santos

A BATIMAT, realizada no começo de novembro de 2015, em Paris, é referência mundial em termos de inovações voltadas para o segmento de materiais, sistemas e projetos para a construção civil. Bianual, neste ano ela foi mais que um evento para expor produtos. Por causa da COP 21 (Conferência Mundial Sobre o Clima), que acontece de 30 de novembro a 11 de dezembro na capital francesa, a BATIMAT agregou dois importantes seminários à feira: INTERCLIMA + ELEC e IDEOBAIN. O primeiro, criado para debater como as construções podem ser menos agressivas ao clima e como podem gerar conforto térmico; o segundo, para abordar o reúso da água consumida em casa, para fins não potáveis.

Batimat, em Paris: referência mundial em inovações para a construção civil

Batimat, em Paris: referência mundial em inovações para a construção civil

Os debates abrangeram quatro grandes temas na BATIMAT: “A digitalização da construção”, “O desempenho e a eficiência energética”, “O homem e a construção”, e “Da construção à cidade conectada”. O que eles quiseram mostrar é que não se pode mais projetar uma edificação sem o auxílio de softwares, caso a intenção seja criar prédios sustentáveis. Os palestrantes mostraram que a opção por sistemas construtivos e a escolha dos materiais devem estar de acordo com zonas climáticas, insolação do terreno e perfil do público que irá ocupar o prédio ou a casa. Produtos com soluções pré-fabricadas, capazes de agrupar várias tarefas e economizar tempo e mão de obra, também tendem a ocupar maior espaço nos empreendimentos.

Concreto translúcido
Na feira francesa, foi mostrado que as edificações deverão ser construídas sobre um tripé: qualidade do projeto, conceitos de sustentabilidade e tecnologia. Os empreendimentos deverão ser capazes de gerar parte da energia que consomem e de realizar a gestão da água. Desempenhos térmicos e acústicos estarão ligados a centrais inteligentes, que também conectarão a casa ao entorno urbano, seja no quesito segurança ou na questão da mobilidade. Tudo coordenado pela Tecnologia da Informação.

Durante os cinco dias da BATIMAT, milhares de visitantes passaram pela feira, em Paris

Durante os cinco dias da BATIMAT, milhares de visitantes passaram pela feira, em Paris

São inovações que já começam a ser realidade em obras no Brasil e no mundo, e que tendem a se popularizar na construção civil. No entanto, os debatedores deixaram claro: para que esses avanços se concretizem, toda a cadeia produtiva do setor deverá estimular departamentos de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento).

Um dos produtos inovadores apresentados na BATIMAT foi o concreto translúcido preenchido por fibras ópticas. O material, que até então estava limitado ao campo da pesquisa, entrou no mercado a partir da feira francesa. Os fabricantes que estavam expondo no evento ofereceram paredes pré-fabricadas de concreto translúcido, com a finalidade de gerar luz interna a baixíssimo custo. Os elementos funcionam como peças decorativas e fonte de energia, e foram destaque dentro do estande chamado Planète Beton (Planeta Concreto). O espaço concentrou as novidades relativas ao material e teve grande concentração de produtos que estimulam a construção industrializada.

 

Paralelamente à BATIMAT aconteceu a INTERCLIMA+ELEC, voltada para construções que se adaptem às mudanças climáticas

Paralelamente à BATIMAT aconteceu a INTERCLIMA+ELEC, voltada para construções que se adaptem às mudanças climáticas

Entrevistado
Reed Exposition, promotora da BATIMAT (via assessoria de imprensa)
Contato: beatrice.panizza@reedexpo.fr

Créditos Fotos: Divulgação/BATIMAT

Jornalista responsável: Altair Santos MTB 2330
VEJA TAMBÉM NO MASSA CINZENTA

MANTENHA-SE ATUALIZADO COM O MERCADO

Cadastre-se no e receba o informativo semanal sobre o mercado da construção civil