Cimento Itambé

Portal Itambé
Ligue-nos

Escolas formam profissionais na construção civil para vagas da Copa e Olimpíadas

Mercado da Construção 24 de novembro de 2009

Empresas da construção civil já começam a selecionar mão de obra prevendo a demanda gerada pelos eventos esportivos

Rio – De olho nos investimentos que a Copa 2014 e as Olimpíadas 2016 vão trazer para o Rio, empresas do ramo da construção civil já começam a selecionar mão de obra. Quem não quer ficar para trás deve atentar para os cursos de formação inicial e continuada oferecidos, gratuitamente, pelo governo e pela Prefeitura do Rio. Os Centros Vocacionais Tecnológicos da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) têm capacidade para formar 10 mil por ano. Instituições do governo do Estado do Rio vinculadas à Secretaria de Ciência e Tecnologia, os CVTs oferecem qualificação em diversas áreas, inclusive na construção civil.

São 16 unidades distribuídas pelo estado. Em sete delas, é focada a capacitação para o setor. De acordo com o secretário de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso, a fim de reforçar a qualificação, o governo, em parceria com a iniciativa privada, está levando professores aos canteiros de obras.

“O grande problema da construção civil é a formação de pessoal, como pedreiro, bombeiro hidráulico, eletricista. Além disso, grande parte da mão de obra existente é analfabeta funcional. Como solução para essas questões, criamos os CVTs modulares, que já são realidade no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do Alemão. Em 60 dias, a estrutura é montada e lá, além da formação para construção civil, os trabalhadores recebem reforço escolar por meio do EJA (Educação de Jovens e Adultos)”, explica o secretário.

A previsão do governo é, até o fim de 2010, chegar a 40 canteiros-escola. Hoje, há 15 em funcionamento. Para garantir uma das vagas em cursos de formação inicial e continuada, os candidatos podem se inscrever diretamente nos CVTs.

Para os que já têm o Ensino Fundamental e pretendem se qualificar, há o curso Técnico de Edificações. O acesso é por concurso e o aluno pode escolher se qualificar junto com o Ensino Médio ou depois. Edital e endereços dos CVTS estão no site www.faetec.rj.gov.br.

Fonte: O Dia

Vogg Branded Content – Jornalista responsável Altair Santos MTB 2330



Tags:
Leia também: