Desjoyaux renova tecnologia de piscinas no Brasil
Grupo francês é líder mundial no segmento e, através de sistemas inovadores de construção, viabiliza 14 mil obras em concreto armado por ano
Grupo francês é líder mundial no segmento e, através de sistemas inovadores de construção, viabiliza 14 mil obras em concreto armado por ano
Por: Altair Santos
A construção de uma piscina convencional em concreto armado leva em torno de 45 a 60 dias. Não contente com a demora na conclusão deste tipo de obra, Jean Desjoyaux (pronuncia-se Dejoaiô) desenvolveu uma tecnologia inovadora no segmento. Resultado: o grupo francês Desjoyaux, fundado em 1966, é hoje o maior fabricante de piscinas em concreto no mundo. São 14 mil unidades por ano, mas com potencial de atingir 25 mil.
O que faz a Desjoyaux dominar o setor é o investimento em tecnologia. A empresa patenteou dois sistemas. Um dispensa as tubulações enterradas e o risco de vazamento pela rede hidráulica. Para isso, foi desenvolvido um equipamento compacto de filtragem que é acoplado à piscina, eliminando a casa de máquinas. Outro método é o da concretagem com formas de polipropileno, que são fixadas ao radier e incorporadas à estrutura.
Segundo o diretor da Desjoyaux Piscinas do Brasil, Pierre Graziotin, o sistema permite construir piscinas monolíticas e autoportantes, que, ao contrário das fabricadas pelo método convencional, se tornam mais resistentes à movimentação do terreno. “Para resolver problemas de trincas, o concreto é isolado do revestimento pelas formas de polipropileno. Elas são montadas e preenchidas com concreto dosado em central, cujo aditivo permite a desforma em 24 horas. Isso faz com que nossa piscina fique pronta em sete dias”, explica.
Outra solução que evita rachaduras e fissuras no revestimento está na ausência de pastilhas nos equipamentos Desjoyaux. “Usa-se uma espécie de revestimento vinílico impermeável, chamado de PVC armado. Trata-se de uma matéria plástica com espessura de 1,5 milímetros, agregada a uma fibra especial, e que impede que o produto vinilíco ganhe elasticidade. O material impermeabiliza e dá estanqueidade à piscina”, afirma Pierre Graziotin.
Piso cimentício atérmico
O grupo francês constrói piscinas de qualquer tamanho e qualquer formato. Tudo depende do terreno. Normalmente, a empresa deixa a cargo do dono da área o estudo geológico e as escavações para a instalação do equipamento. Caso o cliente não queira se preocupar com esta etapa da obra, a empresa tem parceiros que prestam o serviço.
A Desjoyaux utiliza o concreto não só em sua estrutura, mas também como elemento de decoração. O revestimento no entorno é à base de piso cimentício atérmico. Ele impede a formação de “ilhas de calor” em volta da piscina. “Esse piso cimentício tem desempenho atérmico, por causa de uma tinta especial misturada junto ao concreto no momento da fabricação. Isso faz com que o nível de absorção do calor fique abaixo de 40%. Além de atérmico, ele é antiderrapante”, revela Pierre Graziotin.
Curitiba é a primeira cidade do Brasil a ter uma revenda autorizada da Desjoyaux. Instalada em outubro de 2011, ela faz parte da cadeia de 500 lojas presentes em 80 países. Na França, país-sede da multinacional das piscinas, há 160 revendas, que vendem 8 mil equipamentos por ano. Isso torna a Desjoyaux a segunda empresa com ativos mais valorizados na Bolsa de Paris.
Toda a tecnologia da empresa é desenvolvida no centro de pesquisa localizado em Saint-Étienne. Lá são formados engenheiros civis especializados em construção de piscinas. Eles aprimoram o sistema da Desjoyaux e qualificam a mão de obra, em um treinamento com nove módulos. O procedimento de montagem do equipamento obedece a um kit de instalação enviado para todas as lojas do grupo francês.
Entrevistado
Administrador de empresas e especialista em comércio internacional Pierre Graziotin, diretor da Desjoyaux Piscinas do Brasil
Contato: graziotinp@desjoyaux.com.br
Crédito Fotos: Divulgação/Cia. Cimento Itambé
Jornalista responsável: Altair Santos MTB 2330
Cadastre-se no Massa Cinzenta e fique por dentro do mundo da construção civil.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
05/12/2024
Belém vai sediar COP 30 em 2025 e obras de infraestrutura já estão transformando a capital paraense
De 10 a 21 de novembro de 2025, Belém do Pará será palco da 30ª Conferência das Partes (COP 30), evento anual da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima…
05/12/2024
Como o fim da escala 6×1 impactaria a construção civil?
A redução da jornada de trabalho, com o fim da escala 6x1, está em debate no Congresso e também em diversos setores do mercado de trabalho. Atualmente, a Constituição limita a…
05/12/2024
Da fachada ao futuro: como o Prêmio Obra do Ano da ABCIC transforma a construção civil no Brasil
Praça Lindenberg venceu Prêmio Obra do Ano como Destaque do Júri. Crédito: Divulgação O Prêmio Obra do Ano em Pré-Fabricados de Concreto, promovido pela Associação Brasileira…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.