CT Paralímpico une melhores conceitos de mobilidade

Projeção de como ficará o Centro de Treinamento Paralímpico, quando concluído

CT Paralímpico une melhores conceitos de mobilidade

CT Paralímpico une melhores conceitos de mobilidade 1024 507 Cimento Itambé

Construções pré-fabricadas permitem atender atletas de 15 modalidades, os quais representarão o Brasil nos Jogos de 2016, no Rio de Janeiro

Por: Altair Santos

Os melhores atletas paralímpicos do Brasil ganham até o final de 2015 um completo centro de treinamentos, a fim de intensificar os preparativos para os jogos de 2016, no Rio de Janeiro. A área construída de 94 mil m² vai atender 15 modalidades: atletismo, basquete em cadeira de rodas, bocha, esgrima em cadeira de rodas, futebol de 5, futebol de 7, golbol, halterofilismo, judô, natação, rúgbi, tênis, tênis em cadeira de rodas, triatlo e voleibol sentado. O complexo é uma referência mundial, pois une os melhores conceitos de mobilidade para pessoas com necessidades especiais.

Localizado na cidade de São Paulo, Centro Paralímpico está com 97% da execução das obras concluída

Localizado na cidade de São Paulo, Centro Paralímpico está com 97% da execução das obras concluída

Projetado pela LM+Gets e executado pela BF Construtora, a obra é dividida em cinco setores. O primeiro engloba a recepção principal, as garagens e as quadras de tênis em cadeira de rodas. O segundo é destinado ao treinamento de vôlei, basquete, rúgbi e futebol de 5, enquanto o terceiro é o do parque aquático. No setor 4, fica o ginásio, onde será praticado judô, esgrima, bocha, golbol, tênis de mesa e futebol de 7. Já no setor 5 ficará o centro de pesquisa e medicina do esporte, áreas de fitness e de ensino, além de uma pista de atletismo.

Para atender os paratletas, não existem escadas no centro de treinamentos. Os acessos são por rampas e elevadores, e cumprem a ABNT NBR 9050 – Acessibilidade a edificações, vias públicas e sistemas de transporte coletivo. O projeto é da LM+Gets, especializada em construções hospitalares e em ambientes de alta complexidade. Já a execução da obra está a cargo da GBF Construtora, que considera o empreendimento um legado para os portadores de necessidades especiais. Após os jogos paralímpicos, o CT será transformado em um centro de pesquisa e de reabilitação.

Estruturas pré-fabricadas

Com 97% das obras concluídas, o CT Paralímpico, localizado no Parque Fontes do Ipiranga, na cidade de São Paulo, é uma parceria entre governo do estado de São Paulo e governo federal. O local será o principal centro de excelência do Brasil e da América Latina e tem a pretensão de ser um dos quatro melhores do mundo. Só Ucrânia, China e Coreia do Sul têm estruturas semelhantes. O centro agrupará treinamento de paratletas de alto nível, formação de técnicos, árbitros e gestores, desenvolvimento das ciências do esporte e atuação interdisciplinar em medicina, fisioterapia, psicologia, fisiologia, biomecânica, nutrição e metodologias do treinamento.

Projeção de como ficará o Centro de Treinamento Paralímpico, quando concluído

Projeção de como ficará o Centro de Treinamento Paralímpico, quando concluído

Literalmente, o que sustenta toda essa estrutura é o concreto. Elementos pré-fabricados, por exemplo, dão apoio à pista de atletismo, assim como as instalações esportivas indoor e outdoor. Os sistemas construtivos à base de pré-moldados permitiram também erguer uma área residencial composta por alojamentos para 280 pessoas, refeitório e lavanderia, além de um centro de medicina e ciências do esporte, incluindo academia, vestiários e outros espaços de apoio. O volume de concreto usado na obra ultrapassa os 150 mil m³. O custo do empreendimento é de R$ 288,700 milhões.

Entrevistados

Secretaria de Direitos da Pessoa com Deficiência do estado de São Paulo (via assessoria de imprensa)
Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) (via assessoria de imprensa)

Contatos:
imprensa@sedpcd.sp.gov.br
imprensa@cpb.org.br

Crédito Foto: Divulgação/Brasil2016.gov.br/CPB

Jornalista responsável: Altair Santos MTB 2330
VEJA TAMBÉM NO MASSA CINZENTA

MANTENHA-SE ATUALIZADO COM O MERCADO

Cadastre-se no e receba o informativo semanal sobre o mercado da construção civil