Cimento Itambé

Portal Itambé
Ligue-nos

Concreto ciclópico

Sobre Concreto 22 de setembro de 2009

Antiga técnica de construção conhecida pelos gregos ainda é utilizada, sobretudo em fundações, muros de arrimo e barragens

Créditos: Engª Naguisa Tokudome – Assessora Técnico Comercial Itambé

Usina Hidrelétrica Salto Forqueta

Usina Hidrelétrica Salto Forqueta

O termo “ciclópico” teve origem na Grécia antiga, onde foram erguidos fortes com blocos de pedra gigantes – colocados uns sobre os outros, sem argamassa. O emprego de grandes rochas reduzia o número de juntas e, consequentemente, os pontos fracos da alvenaria. Os gregos acreditavam que somente criaturas místicas conhecidas como ciclópicos, seres gigantes de um olho só, poderiam ser fortes o suficiente para manipular grandes blocos.

Atualmente, esta técnica ainda é utilizada, porém o tamanho das rochas foi reduzido e o concreto adicionado na composição. As aplicações do concreto ciclópico são diversas, sendo normalmente usado em fundações, muros de arrimo, barragens e outras estruturas.

Basicamente, trata-se de um concreto convencional com a adição de pedra de mão, também conhecida como matacão ou pedra marroada. Esta é uma rocha bruta de granulometria variada com grande dimensão (geralmente acima de 10 cm) obtida na primeira britagem.

O método construtivo e o controle tecnológico são similares ao processo convencional, porém não é usual o emprego da armadura na estrutura. Após a montagem da fôrma, o concreto é lançado em camadas de 50 centímetros e então vibrado. A pedra limpa e saturada de água é incorporada à massa manualmente e posicionada a uma distância aproximada de 15 centímetros entre elas.

Pedra Marroada

Pedra Marroada

A pedra de mão não é considerada na dosagem do concreto e é colocada separadamente para não danificar as lâminas internas (facas) do caminhão betoneira. Esta rocha deve ter o mesmo padrão de qualidade da brita utilizada na dosagem.

A resistência à compressão do concreto, a proporção entre concreto/pedra de mão e o recobrimento da rocha devem atender às especificações determinadas pelo engenheiro responsável da obra ou pelo órgão contratante.

Quando aplicada esta técnica na construção de muros de arrimo, o concreto elimina a capacidade drenante. Portanto, é necessário implantar um sistema de drenagem no tardoz (lado em contato com o solo) para aliviar a pressão na estrutura.

Apesar de ter um método de execução simples, o emprego do concreto ciclópico é recomendado em peças de grandes dimensões e com maquinário específico. Em pequenas obras, pode gerar problemas de recebimento, armazenamento e transporte interno da rocha.

Jornalista responsável – Altair Santos MTB 2330 – Vogg Branded Content



Leia também:

2 Comentários