Cimento empedrado pode ser utilizado?

Cimento empedrado pode ser utilizado?

Cimento empedrado pode ser utilizado? 150 150 Cimento Itambé

Confira algumas dicas de como utilizar o cimento estocado há mais tempo

Créditos: Engª Naguisa Tokudome – Assessora Técnico Comercial Itambé

cimento empedrado

A Cimento Itambé recomenda a seus clientes que o cimento ensacado seja estocado de forma correta e consumido no período de dois meses, tendo em vista as condições climáticas da região de atuação. As normas brasileiras recomendam reensaiar o cimento ensacado após três meses da data de sua expedição. Porém, é comum em algumas obras, de pequeno ou grande porte, o material permanecer estocado por um período maior que o recomendado. Neste caso, parte do cimento pode estar comprometida. Mesmo que a estocagem do cimento seja feita de maneira adequada, às vezes, a própria umidade do ar já é suficiente para transpor a embalagem de papel Craft e atingir parte do produto.

No caso de suspeita do material ter hidratado, o primeiro passo é verificar visualmente se há presença de grumos (pedrinhas) dentro da embalagem. O segundo é pressionar os grumos com os dedos para checar se eles desmancham. Como o cimento é muito fino, pode acontecer de se formarem pequenos ajuntamentos parecidos com pedrinhas, mas que se desmancham com facilidade.

Se isto ocorrer, aparentemente o cimento está adequado para uso, porém, o ideal é realizar uma análise química e física do produto para assegurar que ele mantém suas propriedades mecânicas.

Se os grumos não desmancharem, significa que realmente parte do cimento está hidratada. Um ensaio simples e rápido de executar em laboratório é o de Perda ao Fogo (P.F.). Este ensaio consiste em aquecer o cimento e verificar a perda de massa em porcentagem.

O produto que está em perfeitas condições de uso apresenta resultado (expresso em porcentagem) abaixo do limite especificado pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Este limite varia de acordo com o tipo do cimento (CP II-F-32, CP II-Z-32, CP IV-32, CP V-ARI e CP V-ARI RS).

Para a realização do ensaio, o cimento é colocado em um pequeno forno com temperatura aproximada de 950ºC e deixado por uma hora. O material que queimou ou evaporou é uma combinação de dióxido de carbono (CO2) presente no calcário e um pouco de água contida no gesso. Caso o cimento esteja hidratado, o resultado estará acima do limite da norma, o que indica a evaporação da água.

Como aproveitar o cimento empedrado

Mas a pergunta que todos fazem é se este produto que está com o percentual de perda ao fogo acima do limite da norma pode ser utilizado, ou se é preciso jogar tudo fora.

Uma das recomendações para aproveitar o cimento empedrado é através do peneiramento (utilizando os equipamentos de proteção individual) preferencialmente #100, de tal forma que os grumos fiquem todos retidos na peneira. Este material deve ser descartado e o que passou pode ser utilizado.

Outra opção é aumentar o consumo do aglomerante no traço. Por exemplo: se a quantidade de grumos é de aproximadamente 10%, aumentamos neste mesmo percentual a quantidade de cimento necessária do traço ou dosagem. Ou ainda, usar o material para construir pequenos pisos, calçadas ou meio fio. De preferência, em locais onde não há necessidade de elevada resistência mecânica e que não traga perigo à vida de outras pessoas.

Vogg Branded Content – Jornalista responsável Altair Santos MTB 2330

18 de novembro de 2009

VEJA TAMBÉM NO MASSA CINZENTA

MANTENHA-SE ATUALIZADO COM O MERCADO

Cadastre-se no e receba o informativo semanal sobre o mercado da construção civil