Cimento empedrado pode ser utilizado?
Confira algumas dicas de como utilizar o cimento estocado há mais tempo
Confira algumas dicas de como utilizar o cimento estocado há mais tempo
Créditos: Engª Naguisa Tokudome – Assessora Técnico Comercial Itambé

A Cimento Itambé recomenda a seus clientes que o cimento ensacado seja estocado de forma correta e consumido no período de dois meses, tendo em vista as condições climáticas da região de atuação. As normas brasileiras recomendam reensaiar o cimento ensacado após três meses da data de sua expedição. Porém, é comum em algumas obras, de pequeno ou grande porte, o material permanecer estocado por um período maior que o recomendado. Neste caso, parte do cimento pode estar comprometida. Mesmo que a estocagem do cimento seja feita de maneira adequada, às vezes, a própria umidade do ar já é suficiente para transpor a embalagem de papel Craft e atingir parte do produto.
No caso de suspeita do material ter hidratado, o primeiro passo é verificar visualmente se há presença de grumos (pedrinhas) dentro da embalagem. O segundo é pressionar os grumos com os dedos para checar se eles desmancham. Como o cimento é muito fino, pode acontecer de se formarem pequenos ajuntamentos parecidos com pedrinhas, mas que se desmancham com facilidade.
Se isto ocorrer, aparentemente o cimento está adequado para uso, porém, o ideal é realizar uma análise química e física do produto para assegurar que ele mantém suas propriedades mecânicas.
Se os grumos não desmancharem, significa que realmente parte do cimento está hidratada. Um ensaio simples e rápido de executar em laboratório é o de Perda ao Fogo (P.F.). Este ensaio consiste em aquecer o cimento e verificar a perda de massa em porcentagem.
O produto que está em perfeitas condições de uso apresenta resultado (expresso em porcentagem) abaixo do limite especificado pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Este limite varia de acordo com o tipo do cimento (CP II-F-32, CP II-Z-32, CP IV-32, CP V-ARI e CP V-ARI RS).
Para a realização do ensaio, o cimento é colocado em um pequeno forno com temperatura aproximada de 950ºC e deixado por uma hora. O material que queimou ou evaporou é uma combinação de dióxido de carbono (CO2) presente no calcário e um pouco de água contida no gesso. Caso o cimento esteja hidratado, o resultado estará acima do limite da norma, o que indica a evaporação da água.
Como aproveitar o cimento empedrado
Mas a pergunta que todos fazem é se este produto que está com o percentual de perda ao fogo acima do limite da norma pode ser utilizado, ou se é preciso jogar tudo fora.
Uma das recomendações para aproveitar o cimento empedrado é através do peneiramento (utilizando os equipamentos de proteção individual) preferencialmente #100, de tal forma que os grumos fiquem todos retidos na peneira. Este material deve ser descartado e o que passou pode ser utilizado.
Outra opção é aumentar o consumo do aglomerante no traço. Por exemplo: se a quantidade de grumos é de aproximadamente 10%, aumentamos neste mesmo percentual a quantidade de cimento necessária do traço ou dosagem. Ou ainda, usar o material para construir pequenos pisos, calçadas ou meio fio. De preferência, em locais onde não há necessidade de elevada resistência mecânica e que não traga perigo à vida de outras pessoas.
Vogg Branded Content – Jornalista responsável Altair Santos MTB 2330
Cadastre-se no Massa Cinzenta e fique por dentro do mundo da construção civil.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.

Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
28/01/2026
Moinho vertical da Cimento Itambé torna-se referência e reforça compromisso do setor com eficiência energética e descarbonização
O desempenho operacional do Moinho Vertical N5 da Cimento Itambé colocou a unidade paranaense em posição de destaque no setor cimenteiro. A empresa recebeu reconhecimento da…
28/01/2026
Por que o desempenho ao fogo ainda limita a aplicação do UHPC?
O Concreto de Ultra Alto Desempenho (UHPC, na sigla em inglês) tem ganhado espaço na engenharia estrutural por permitir soluções mais esbeltas, leves e mecanicamente eficientes.…
28/01/2026
Fachadas altas evoluem como sistemas de engenharia e impulsionam a industrialização dos edifícios
As fachadas de edifícios altos atravessam um processo de transformação profunda na construção civil. Impulsionadas pela escassez de mão de obra qualificada, pelo avanço…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.









