Aplicativo qualifica vistoria de apartamento novo

Tecnologia ajuda cliente a detectar problemas na unidade, reduz o tempo para que reparos sejam feitos e permite que construtora qualifique obra

Tecnologia ajuda cliente a detectar problemas na unidade, reduz o tempo para que reparos sejam feitos e permite que construtora qualifique obra

Por: Altair Santos

Aplicativo gera formulários, arquiva imagens e ajuda construtora a agilizar reparos e aprimorar futuras obras
Aplicativo gera formulários, arquiva imagens e ajuda construtora a agilizar reparos e aprimorar futuras obras

O investimento em tecnologia chegou à vistoria de apartamentos novos. Um aplicativo permite que, durante a inspeção da unidade, todas as solicitações feitas pelo cliente sejam transmitidas em tempo real para os setores de controle de qualidade e assistência técnica da construtora, dando agilidade aos reparos e à entrega das chaves. Uma equipe técnica acompanha a vistoria, fazendo marcações e imagens da unidade, que são transmitidas online para os departamentos responsáveis da empresa.

A visita dura cerca de 1 hora e 30 minutos e faz a inspeção de todos os itens do imóvel. A ficha técnica detalhada, devidamente alinhada com o manual do proprietário, também é disponibilizada em tempo real ao cliente. A EMBRAED – construtora que atua no segmento de edifícios de alto padrão no litoral catarinense – está entre as que adotam essa tecnologia no Brasil. A empresa já entregou mais de 50 apartamentos usando o aplicativo como suporte. O engenheiro civil Leonardo Weber explica o funcionamento:

Como funciona o aplicativo utilizado pela EMBRAED, que possibilita um novo modelo de vistoria, no tocante à tecnologia?
O software permite inclusão de formulários e itens, de acordo com o empreendimento onde será realizada a vistoria. O cliente, juntamente com o consultor, avalia o imóvel e identifica as possíveis falhas presencialmente na unidade, incluindo sua aferição ao sistema. É possível, por exemplo, colocar fotos e marcações, facilitando a localização e correções. A solução do problema se torna mais rápida e sem maiores transtornos para o cliente.

A vistoria com uso do aplicativo permite uma transmissão de vídeo ao vivo, mostrando todos os aspectos da unidade?
A vistoria ocorre de maneira presencial, com transmissão virtual dos dados através da plataforma. Dessa forma, integra-se aos outros setores de forma automatizada, como controle de qualidade e assistência técnica.

Essa solução foi encontrada por que boa parte dos clientes dos prédios da EMBRAED não tem como estar fisicamente no local do empreendimento?
Não. A mobilidade está no manuseio e concentração das informações, já que a vistoria ocorre de forma presencial. A EMBRAED investe em mais uma ferramenta de comunicação de alta tecnologia, que permite o acompanhamento de todo o processo de construção até a vistoria da entrega do apartamento.

Nesta vistoria, existe a orientação ou a participação de um engenheiro civil ou uma equipe de engenheiros?
A vistoria presencial completa utiliza o dispositivo móvel e é coordenada pela equipe de engenharia. A visita dura cerca de 1 hora e 30 minutos e faz a inspeção de todos os itens do imóvel no momento da entrega.

O aplicativo permite também acumular dados do prédio, e da unidade, para a manutenção do imóvel ao longo de sua vida útil?
Sim. Ele reúne os dados do imóvel e cria um histórico da unidade integrado aos setores de qualidade e de assistência técnica da construtora. Procedimentos realizados no imóvel, como vistorias, manutenções preventivas e inspeções após a entrega, são algumas informações acumuladas no sistema.

As informações concentradas em um aplicativo ajudam também a construtora a melhorar procedimentos em suas futuras construções?
Sim, ao centralizar as informações no sistema a construtora passa a ter indicativos para o aperfeiçoamento contínuo dos processos construtivos pelo histórico da unidade que se mantém no sistema.

Se o cliente compra a unidade na planta, ele já adquire acesso ao aplicativo para acompanhar o desenvolvimento da obra?
A plataforma não é dirigida ao consumidor final, mas facilita a vistoria do imóvel com o cliente. Além disso, reúne outras informações que são aliadas aos processos de gestão de qualidade e assistência técnica da construtora.

Já existe similar no Brasil ou é uma inovação da EMBRAED?
Existem outros sistemas no Brasil, mas nada parecido com este aplicativo em específico. O sistema adquirido pela EMBRAED, e desenvolvido pela Teclógica, além de inovador, acompanha as tendências do mercado mundial e tem sido utilizado cada vez mais por empresas do setor.

Com o cliente já habitando o imóvel, o aplicativo ainda se torna útil?
Sim. Caso o proprietário do imóvel solicite um reparo em seu apartamento, através do módulo de assistência técnica usado pela construtora, o colaborador terá acesso à ficha técnica completa e detalhada de todos os itens desenvolvidos e em desenvolvimento, o que facilita e agiliza o atendimento.

Quanto tempo o aplicativo levou para ficar pronto?
Buscamos por uma empresa que tivesse expertise no assunto, como é o caso da Teclógica, que já desenvolve e aperfeiçoa este programa desde 2010. Ela foi a responsável por adaptar o aplicativo já criado e apresentado ao mercado em 2014, conforme as necessidades da EMBRAED para melhor atender nossos clientes e manter a qualidade dos produtos e serviços oferecidos. Por se tratar de tecnologia, algo que muda constantemente, a ideia é que ocorram atualizações periódicas para melhor aproveitamento do sistema.

Entrevistado
Engenheiro civil Leonardo Weber, da EMBRAED

Contatos
redacao1@rotascomunicacao.com.br (assessoria de imprensa)
www.embraed.com.br/contato.cfm

Crédito Foto: EMBRAED

Jornalista responsável: Altair Santos MTB 2330


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