Economia muda lista das 100 maiores construtoras

Ranking da ITC Consultoria baliza mercado imobiliário brasileiro

Economia muda lista das 100 maiores construtoras

Economia muda lista das 100 maiores construtoras 821 609 Cimento Itambé

Empresas que operavam ancoradas no Minha Casa Minha Vida tiveram que se adaptar à nova realidade econômica e ajustar empreendimentos

Por: Altair Santos

A situação econômica do país rearranjou o ranking das 100 maiores construtoras do país, divulgado anualmente pela ITC Consultoria. Subiram na lista empresas que passaram a adotar modelos alternativos, como o consórcio de imóveis. Também consolidaram suas posições aquelas que mantiveram recursos para apostar no marketing do primeiro imóvel, mesmo com a redução no volume de recursos do Minha Casa Minha Vida. Neste caso, a opção para continuar atraindo compradores foi investir no financiamento próprio, como é o caso da MRV, que se manteve no topo da lista.

Ranking da ITC Consultoria baliza mercado imobiliário brasileiro

Ranking da ITC Consultoria baliza mercado imobiliário brasileiro

Segundo Viviane Guirao, consultora em pesquisa de mercado da ITC Consultoria, para compor a 12ª edição do ranking contabilizou-se 2.285 obras espalhadas em todo território nacional, nos segmentos residencial, comercial e industrial – exceto obras de infraestrutura. “Comparado ao período 2014-2015, foi verificado um declínio de 20%, em média, no volume de obras, o que resultou também na redução do total de metros quadrados individuais da maioria das construtoras, salvo algumas exceções”, disse a analista. O volume de m² das obras avaliadas chegou a 62 milhões.

Essa queda na quantidade de obras está diretamente relacionada com a desaceleração nos investimentos do Minha Casa Minha Vida. “Muitas obras do programa foram adiadas, ou até mesmo paralisadas, devido à falta de repasse dos recursos do governo federal. As construtoras que atuavam principalmente nesse segmento tiveram que se adaptar à nova realidade econômica e ajustar seus empreendimentos para um novo público”, comentou Viviane Guirao.

As que mais cresceram no ranking
Entre as empresas que mais avançaram casas no ranking está a Rodobens Negócios Imobiliários, que subiu 19 posições e alcançou a 12ª colocação. Fundada em São José do Rio Preto-SP, a construtora e incorporadora chegou à marca de 166 empreendimentos lançados em todo o Brasil e atua em 53 cidades de 11 estados brasileiros. São mais de 63 mil unidades construídas, somando 5,5 milhões de m². “Em um ano com cenário desafiador, como foi o de 2015, conquistar o 12º lugar entre as 100 maiores empresas do setor respalda nossa estratégia”, afirmou Amilton Nery, no dia da premiação, e que é diretor-comercial da Rodobens, cujo foco está nos consórcios para habitações populares.

Nenhuma construtora avançou tanto na recente edição do ranking das 100 maiores que o Grupo Pacaembu. A empresa opera no interior de São Paulo e subiu da 36ª para a 5ª posição. Sua expertise são unidades horizontais para população de baixa renda. Nenhuma casa custa mais de R$ 100 mil e todos os conjuntos habitacionais são iguais. A produção é em larga escala e a lucratividade se dá no volume de vendas. Desde o lançamento do Minha Casa Minha Vida, o Grupo Pacaembu já comercializou 41.949 unidades.

Foram políticas arrojadas e procedimentos anticíclicos que o ranking da Consultoria ITC detectou como os movimentos bem-sucedidos em 2015. No entanto, os analistas entendem como casos isolados. A maioria teve queda de produtividade e isso refletiu na perda de posições. Por isso, a ITC defende uma política urgente para a retomada do crescimento na construção civil. “Algumas ações já fariam a diferença, pois o setor é um dos pilares que sustentam a economia do país e há a necessidade de uma reação imediata do governo”, finaliza Viviane Guirao.

Confira aqui as 100 maiores construtoras do ranking

Veja aqui as vencedoras por categoria
http://rankingitc.com.br/categorias-vencedoras-ranking-itc-2015/

Entrevistada
Viviane Guirao, consultora em pesquisa de mercado da ITC (Inteligência Empresarial da Construção)

Contatos
viviane@itc.etc.br
marketing@itc.etc.br

Crédito Foto: Divulgação

Jornalista responsável: Altair Santos MTB 2330
VEJA TAMBÉM NO MASSA CINZENTA

MANTENHA-SE ATUALIZADO COM O MERCADO

Cadastre-se no e receba o informativo semanal sobre o mercado da construção civil