Tecnologia microCAD gera menos consumo e maiores resultados

Paulo Eduardo Fonseca de Campos, coordenador do projeto microCAD no CYTED, explica como funciona o microconcreto de alto desempenho.

Microconcreto de alto desempenho contribui para programas de habitações populares

Por: Lilian Júlio

Uma tecnologia que ajuda as construtoras a economizar material: este seria um avanço importante na construção civil brasileira, principalmente nos programas de moradia popular. Assim é o microconcreto de alto desempenho (microCAD), um sistema construtivo mais leve estendendo a tecnologia do concreto armado a funções até então exclusivas de estruturas metálicas.

“Os pré-fabricados de microCAD contribuem para o desenvolvimento das habitações populares”.

As tecnologias de pré-fabricados leves de microconcreto existem desde o início da década de 60 no Brasil, mas apenas agora têm ganhado força graças ao desenvolvimento das habitações populares. “O microCAD possibilita a economia de material, diminuindo o consumo, e acaba gerando outras economias tanto na produção do pré-fabricado quanto na montagem da estrutura”, explica Paulo Eduardo Fonseca de Campos, professor do Departamento de Projetos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP) e coordenador do projeto microCAD do Programa Ibero-Americano de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento (CYTED). Essa economia contribui para programas como o Minha Casa, Minha Vida, já que o consumo de material é menor, os custos são reduzidos e mais construções podem ser erguidas.

Para difundir o conhecimento em microconcreto de alto desempenho, a FAUUSP, em parceria com o CYTED, desenvolve entre os dias 18 e 21 de outubro o 4º Curso de Difusão MicroCAD. “É um curso aberto – podem participar tanto os alunos da USP quanto os profissionais de empresas privadas e também governamentais”, explica o professor Campos. “Embora o projeto do CYTED seja sobre as especificações do microCAD em geral, o curso será focado na aplicação dessa tecnologia”.

O microconcreto

Mas por que o microconcreto é vantajoso com relação aos demais pré-fabricados? Campos explica que as peças fabricadas com esta tecnologia são mais delgadas. “As peças são extremamente leves, o que possibilita inclusive a montagem parcial dos componentes manualmente”, conta o coordenador do projeto. Ele também explica que os pré-moldados de microCAD possuem alta resistência: ela chega a 200 MPa (2.000 kgf/cm²), com produtos de alta qualidade.

A principal característica destes produtos é a pequena espessura: ela varia entre 20 e 30 mm, conferindo à estrutura uma pequena massa. O nome microconcreto de alto desempenho se deve a não utilização de agregados graúdos em sua composição e porque a redução da porosidade da matriz do microconcreto confere uma resistência à compressão simples que supera os 110 MPa.

Para assegurar a durabilidade das estruturas delgadas é preciso desenvolver parâmetros para a aplicação do concreto de alto desempenho. Esse trabalho é responsabilidade do CYTED, que reúne profissionais da América Latina, Espanha e Portugal trabalhando com pesquisas científicas aplicadas e desenvolvendo uma normativa eficiente para a aplicação do microCAD.

Entrevistado:
Paulo Eduardo Fonseca de Campos
Currículo
Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela FAUUSP, onde hoje é professor do Departamento de Projetos. Coordenador internacional do Projeto MicroCAD do Programa CYTED e membro do Grupo de Trabalho sobre Pré-fabricação da Fédération Internationale du Béton (FIB).

Jornalista responsável: Silvia Elmor – MTB 4417/18/57 – Vogg Branded Content


Massa Cinzenta

Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.

Veja todos os Conteúdos

Cimento Certo

Conheça os 5 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS

Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.

Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32

Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.

Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40

Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.

Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI

O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.

descubra o cimento certo

Cimento Certo

Conheça os 5 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

descubra o cimento certo