Shopping em SP ganha principal prêmio da Abcic

Tietê Plaza foi eleito a obra do ano de 2014 em pré-fabricados de concreto. Empreendimento usou 25.000 m³ de estruturas, como vigas e lajes

Tietê Plaza foi eleito a obra do ano de 2014 em pré-fabricados de concreto. Empreendimento usou 25.000 m³ de estruturas, como vigas e lajes

Por: Altair Santos

O vencedor de 2014 do Prêmio Obra do Ano em Pré-Fabricados de Concreto foi o Tietê Plaza Shopping. O empreendimento está localizado na zona oeste da cidade de São Paulo, com área total construída de 130.334 m². Na obra, foram utilizados aproximadamente 25.000 m³ de concreto pré-fabricado, considerando vigas, lajes alveolares, painéis arquitetônicos de fachada estruturais e não estruturais, além de escadas. A obra foi executada pela Racional Engenharia e contou com o projeto arquitetônico de Maria de Fátima Rodrigues Alves, além do projeto estrutural de Carlos Eduardo Melo. A Concrebem Pré-Moldados foi responsável por fornecer as estruturas de pré-fabricados.

Tietê Plaza Shopping: 25.000 m³ de concreto pré-fabricado

A comissão julgadora da Abcic (Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto) ainda conferiu menção honrosa a outros dois empreendimentos que se destacaram no uso de estruturas pré-fabricadas de concreto. O primeiro é o Estaleiro Enseada do Paraguaçu, em Maragogipe-BA. Trata-se de um empreendimento cujas estruturas pré-fabricadas foram fornecidas pela T&A Pré-Fabricados, num total de 11.000 m³ de concreto pré-fabricado. Já a segunda menção honrosa foi concedida para a ampliação do Aeroporto Internacional de Brasília. A obra demandou um volume de 7.318 m³ de concreto e ocupa uma área total de 50.405 m².

Pré-fabricado na Copa
Também foram destacados na premiação da Abcic outros dois sistemas pré-fabricados que ficaram em evidência em 2014: a Arena Corinthians e o Monumento à Copa – um relógio com estrutura pré-fabricada, projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, e que realizou a contagem regressiva até a abertura do evento, no dia 12 de junho. Para Íria Doniak, presidente executiva da Abcic, a diversificação de projetos reforça a aplicabilidade do pré-fabricado em diferentes segmentos. “Mesmo indicado para projetos modulares, nosso sistema tem vencido desafios e viabilizado distintos projetos, cumprindo ousados prazos de execução e agregando qualidade a diversos empreendimentos”, ressalta.

Em sua 4ª edição, o Prêmio Obra do Ano destacou projetos arquitetônicos e estruturais

O Prêmio Obra do Ano prestigia as empresas pré-fabricadoras e confere destaque aos arquitetos e engenheiros-projetistas que usam o sistema construtivo em seus projetos. Foi criado em 2011, no ano de comemoração de 10 anos de atividades da Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto. A Abcic foi fundada com o objetivo de difundir e qualificar os pré-moldados de concreto destinados às estruturas, fachadas e fundações. Com mais de 100 associados, promove ações e iniciativas inéditas para o desenvolvimento do setor.

A premiação ainda conta com o apoio da ABCP (Associação Brasileira de Cimento Portland), da ABECE (Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural), do IAB (Instituto de Arquitetos do Brasil) e do Ibracon (Instituto Brasileiro do Concreto).

 

Entrevistado
Abcic (Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto) (via assessoria de imprensa)
Contato: abcic@abcic.org.br

Créditos Fotos: Divulgação/Abcic

Jornalista responsável: Altair Santos MTB 2330


Massa Cinzenta

Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.

Veja todos os Conteúdos

Cimento Certo

Conheça os 5 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS

Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.

Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32

Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.

Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40

Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.

Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI

O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.

descubra o cimento certo

Cimento Certo

Conheça os 5 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

descubra o cimento certo