SBTA foca em inovações tecnológicas e sustentabilidade
Simpósio abordou argamassas de hidratação controlada, impressão 3D e aditivos

Crédito: Simpósio Brasileiro de Tecnologia das Argamassas
Durante os dias 11 a 13 de junho de 2025, aconteceu o Simpósio Brasileiro de Tecnologia das Argamassas – XV SBTA, em Porto Alegre (RS).
O engenheiro Luiz Alberto Trevisol Jr., gerente técnico da Hobimix, foi um dos palestrantes do evento. “Depois de dez anos, pude retornar a Porto Alegre e perceber quanta coisa mudou. Muita coisa evoluiu no conceito da argamassa estabilizada, agora chamada de Argamassa de Hidratação Controlada. Essa evolução passa principalmente pela evolução tecnológica dos aditivos empregados e do conhecimento adquirido em parceria com a academia, mas principalmente com a indústria”, comenta Trevisol.
Trevisol acredita que um evento como o SBTA promove uma miscelânea de informações, desde aqueles conceitos básicos, que por ora passam esquecidos, e que sim, são importantes, até novas tecnologias que estão batendo à porta. “É empolgante ouvir alunos, indústria e academia, na figura de professores experientes, falando de temas de forma equilibrada. Tecnologias como a impressão de argamassas, redução de carbono, uso racionalizado da água e seu reaproveitamento na produção de argamassa mostram um novo/velho conceito surgindo: o de que precisamos fazer algo para melhorar a eficiência da produção e também das nossas edificações”, destaca.
Aditivos para argamassa e composição de misturas
Durante o evento, um dos minicursos foi “Aditivos para argamassa e composição de misturas”, ministrado por Trevisol e Rogerio Venâncio, da Chryso/Saint-Gobain.

Crédito: Simpósio Brasileiro de Tecnologia das Argamassas
“Poder falar um pouco do trabalho realizado em parceria com a Chryso para mais de 60 inscritos — recorde em um minicurso no SBTA —, entre alunos, professores, consultores e indústria, comprova que estamos no caminho certo. Muito ainda há a fazer, muita coisa para aprender e para poder compartilhar”, afirma.
Desafios do setor
Para Trevisol, a disponibilidade e a qualidade da mão de obra talvez sejam o grande problema a ser resolvido. “Muita tecnologia envolvida, muita coisa nova saindo da academia e da indústria. A quantidade e a qualidade das pesquisas em andamento podem sofrer com a falta de mão de obra qualificada. A cadeia produtiva precisa olhar para a frente — literalmente, para a ponta, onde estarão as pessoas que farão todo o esforço de planejamento e desenvolvimento ser colocado em prática. E, se essas pessoas não estiverem prontas e capacitadas, poderemos ter muita coisa boa sendo deixada de lado”, comenta Trevisol.
Sustentabilidade e descarbonização
Trevisol destaca que a sustentabilidade veio para ficar. “As possibilidades técnicas para a descarbonização estão colocadas à mesa. Muita coisa acerca desse tema foi vista nesta edição do SBTA. Misturas mais racionais, possibilidade de diferentes combinações de ligantes, uso de polímeros e aditivos mais eficientes nos mostram o caminho. Resta estudar, desenvolver e colocar em prática”, conclui.
Entrevistado
Luiz Alberto Trevisol Jr. é engenheiro e gerente técnico da Hobimix.
Contato
luiz.alberto@hobimix.com.br
Jornalista responsável:
Marina Pastore – DRT 48378/SP
Vogg Experience
Cadastre-se no Massa Cinzenta e fique por dentro do mundo da construção civil.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.

Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
10/07/2025
Mercado imobiliário de Curitiba fecha primeiro trimestre em alta de preços e perspectiva de cautela para segundo semestre
O mercado imobiliário de Curitiba apresentou sinais claros de transição nos três primeiros meses do ano. Segundo dados divulgados pela Associação dos Dirigentes de Empresas do…
10/07/2025
Itambé marca presença no 9° Congresso Brasileiro do Cimento
Entre os dias 30 de junho e 02 de julho, foi realizado o 9° Congresso Brasileiro do Cimento, em São Paulo (SP). O evento reuniu autoridades, lideranças, especialistas e…
10/07/2025
Revogação do aumento do IOF traz alívio ao setor e pode impulsionar novos investimentos
A derrubada do decreto que aumentava as alíquotas do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) foi recebida com entusiasmo pelo mercado imobiliário e da construção civil. O…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
