Sampaio Moreira, primeiro arranha-céu de São Paulo, completa 100 anos
O edifício, que passou por um processo de restauro, abriga atualmente a Secretaria Municipal da Cultura
Difícil imaginar hoje em dia que um edifício com 54 metros de altura e 13 andares tenha sido considerado um arranha-céu da cidade de São Paulo. Mas essa é a história do Sampaio Moreira, que completa 100 anos em 2024. Ele manteve o título por cinco anos (entre 1924 e 1929), até a construção do Edifício Martinelli, também no centro da cidade.
Projetado pelo arquiteto Christiano Stockler, o edifício despontou em meio a paisagem urbana da cidade, já que na época São Paulo era preenchida principalmente por prédios de até quatro andares.
Na época de sua construção, o prédio chamou muita atenção por sua construção primorosa e detalhada. Ele representou uma grande revolução arquitetônica para a cidade de São Paulo por ter sido o primeiro edifício alto a ser construído com concreto armado.
Tombado em 1992 (por estar dentro da área do Vale do Anhangabaú, e desapropriado pela Prefeitura em 2010), passou por obras de restauro a partir de 2012, que recuperaram suas características originais, adaptando-o às novas necessidades de acessibilidade e segurança (incluindo a construção de um bloco anexo nos fundos, com escada de emergência). Ele foi reformado e entregue em setembro de 2018, quando passou a ser oficialmente a sede da Secretaria Municipal de Cultura.
A obra de restauro, assinada pelo escritório Kruchin Arquitetura, contemplou a reestruturação da lógica interna da edificação, assim como a recuperação da estrutura em concreto armado. “Criamos novos eixos de circulação através de um volume de passarelas metálicas inseridas no vazio entre blocos e também da liberação de amplos espaços de trabalho sem, no entanto, sem perder de vista o desenho primitivo, sempre presente em todos os ambientes”, explica o arquiteto Samuel Kruchin.
Os antigos elevadores também foram restaurados. Com o objetivo de funcionalidade e aproveitamento, foi criada uma praça auditório, de 400 m2, que conta com área coberta para uso cultural, como pocket shows, seminários e lançamentos de livros.
No térreo do edifício centenário ainda funciona a Casa Godinho, mercearia mais antiga que a própria construção (fundada em 1890), sendo considerada patrimônio imaterial da cidade desde 2013. Graças a ela, o Sampaio Moreira ficou ainda mais famoso, e recebeu grandes nomes da história brasileira, como Assis Chateaubriand, Adhemar de Barros e Jânio Quadros.
ENTREVISTADO
Samuel Kruchin é titular da Kruchin Arquitetura, um dos primeiros escritórios a trabalhar, no âmbito privado, com a área de preservação e restauro.
A linguagem, portanto, está entre seus principais diferenciais, assim como a amplitude do conhecimento técnico acumulado ao longo dos 37 anos de atividade, trabalhando neste período em projetos de Restauro, arquitetura Institucional, Comercial, Residencial, de Retrofit e de Reabilitação Urbana.
Nas quase quatro décadas de atuação, angariou prêmios no setor com os projetos “EEPG Barão de Monte Santo”, pelo IAB-SP; “João Cabral: Um Memorial à Poesia Brasileira”, pela 5ª Bienal Internacional de São Paulo (2003); e a “Fábrica Santa Helena”, pela Revista Arquitetura & Construção (O Melhor da Arquitetura 2011), além de conquistar o Prêmio Categoria Patrimônio Arquitetônico na 3ª Bienal Internacional de São Paulo (1997).
Contatos:
http://kruchin.arq.br
contato@rpnacobogo.com.br
Jornalista responsável:
Fabiane Prohmann – DRT 3591/PR
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A opinião dos entrevistados não reflete necessariamente a opinião da Cia. de Cimento Itambé.
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