RioMar, em Recife, é obra do ano eleita pela Abcic

Shopping center consumiu 21.500 m³ de pré-fabricados de concreto e é o maior centro de compras do país executado com esse tipo de sistema construtivo

Shopping center consumiu 21.500 m³ de pré-fabricados de concreto e é o maior centro de compras do país executado com esse tipo de sistema construtivo

Por: Altair Santos

Um shopping center cuja estrutura foi totalmente construída com peças pré-fabricadas de concreto é a obra do ano eleita pela Abcic (Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto). Trata-se do RioMar Shopping, em Recife-PE, que graças à tecnologia da construção foi erguido em tempo recorde: 14 meses. “Isso comprova que nosso sistema pode ser muito bem adaptado em situações que exigem técnica rara, como foi o caso do RioMar Shopping, onde foi necessário um grande esforço de logística para viabilizar uma obra deste porte num grande centro urbano, aliando as necessidades de um cronograma ousado e os requisitos de sustentabilidade”, afirma Íria Doniak, presidente-executiva da Abcic.

RioMar Shopping, da JCPM: 295 mil m² de área construída

A obra do ano, que ocupa uma área construída de 295 mil m², é o maior shopping center da região nordeste do país. Para erguê-lo, foram empregados 21.500 m³ de concreto pré-fabricado, distribuídos em 3.480 vigas, algumas delas chegando a 20 metros de comprimento, além de 12.800 lajes alveolares, e 1.117 pilares de até 35 metros de altura. “O RioMar Shopping é uma obra emblemática, que agrega inovações tecnológicas importantes em termos de conceitos estruturais. Para nós, receber o prêmio da Abcic é o coroamento de um trabalho. A premiação pertence a toda equipe, os engenheiros, a superintendência e todos os funcionários que participaram da construção”, disse José de Almeida, diretor-presidente da T&A Pré-Fabricados, responsável pelo fornecimento da estrutura de pré-fabricados.

A envergadura do empreendimento fez do RioMar o primeiro shopping do Brasil a receber, nas fases de concepção e projeto, a certificação AQUA (Alta Qualidade Ambiental) concedida pela Fundação Vanzolini. A própria localização do shopping exigiu que ele tivesse uma construção limpa, com baixíssima geração de resíduos, o que favoreceu a escolha de sistemas pré-fabricados de concreto para a execução do projeto. O RioMar encontra-se às margens do encontro entre o rio Capibaribe e o mar, na Bacia do Pina, em Recife. O complexo abriga 354 lojas, além de salas de cinema, um teatro com 720 lugares e estacionamento para 6.200 vagas (70% cobertas). Com 40 mil m² de área verde, o prédio aproveita 80% da iluminação natural, 70% dos resíduos destinados à reciclagem e compostagem e com a reutilização da água, economiza 50% do que é consumido pelos seus frequentadores.

Além da obra em Recife, que é o maior centro de compras do país executado com pré-fabricados de concreto, a Abcic conferiu menção honrosa a outros três empreendimentos que se destacaram no uso de pré-fabricados: o Shopping Contagem, em Contagem-MG; um datacenter em Mogi Mirim-SP, e o hotel Linx International Airport Antonio Carlos Jobim, no Rio de Janeiro-RJ. O prêmio Obra do Ano prestigia as empresas pré-fabricadoras e confere destaque aos arquitetos e engenheiros projetistas que usam o sistema construtivo em seus projetos. Criado em 2011, no ano de comemoração de 10 anos de atividades da Abcic, conta com o apoio institucional da ABCP (Associação Brasileira de Cimento Portland).

Entrevistado
Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto (Abcic) (via assessoria de imprensa)
Contatos
www.abcic.org.br
meccanica@meccanica.com.br

Crédito: Divulgação/JCPM

Jornalista responsável: Altair Santos MTB 2330


Massa Cinzenta

Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.

Veja todos os Conteúdos

Cimento Certo

Conheça os 5 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS

Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.

Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32

Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.

Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40

Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.

Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI

O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.

descubra o cimento certo

Cimento Certo

Conheça os 5 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

descubra o cimento certo