Restauração da SC-305 começa a receber whitetopping ainda este ano e deve impulsionar indústrias, agricultura e pecuária
Com 28 quilômetros de extensão, projeto inclui a terraplanagem, drenagem da via e faixas adicionais
Uma importante transformação está em andamento na rodovia SC-305, que conecta São Lourenço do Oeste a Campo Erê, no Extremo-Oeste catarinense. Após quase 30 anos sem investimentos significativos, o projeto de revitalização da rodovia não apenas prevê melhorias na estrutura, como também traz inovações ao optar pelo pavimento rígido em concreto, uma técnica conhecida por sua durabilidade e resistência. A obra faz parte do programa estadual Estrada Boa e está orçada para conclusão em 24 meses, prometendo um impacto profundo para a região.
A SC-305 é uma via essencial para a economia e mobilidade no Noroeste catarinense, especialmente para o escoamento da produção local e para o deslocamento de pacientes entre cidades. Dejalma Frasson Junior, gerente da regional Sul da ABCP (Associação Brasileira de Cimento Portland), ressalta a importância dessa obra. “Essa rodovia estadual existente em asfalto não recebia obras de manutenção há muito tempo e, assim, encontra-se muito degradada. Isso tem ocasionado prejuízos tanto econômicos, pois é um importante corredor logístico, quanto perda de vidas devido a ocorrências de acidentes envolvendo caminhões”, relata.
Everaldo Di Berti, coordenador regional da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE) do Extremo-Oeste, destaca que a rodovia liga o Estado ao Paraná e permite o escoamento da produção local. “A obra terá um impacto positivo direto nos municípios de São Lourenço do Oeste e Campo Erê, e também indiretamente em cidades como Pato Branco, Palma Sola e Flor da Serra do Sul”, enumera.
Além disso, a rodovia funciona como uma importante ligação para outras rotas estaduais e federais, facilitando o fluxo entre os Estados de Santa Catarina e Paraná. Segundo Di Berti, a restauração e a ampliação da SC-305 com pavimento de concreto e a adição de faixas adicionais vão trazer desenvolvimento e muito mais segurança, evitando acidentes ao longo do trecho.
Detalhes técnicos e inovações da obra
A restauração da SC-305 envolve um conjunto de melhorias estruturais. Com 28 quilômetros de extensão, o projeto inclui a terraplanagem e a drenagem da via, além de acrescentar 11,12 km de faixas adicionais, garantindo melhor fluidez no trânsito. “A restauração da rodovia em concreto dará vida útil de no mínimo 20 anos e impulsionará as indústrias da região destacando-se a indústria moveleira, o setor alimentício, implementos agrícolas, bem como agricultura e pecuária”, observa Frasson Junior.
A obra já conta com 18 quilômetros de terraplanagem concluída e 15 quilômetros de sub-base de macadame e base de Concreto Compactado com Rolo (CCR) finalizados. Este avanço, segundo a Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade, permite que ainda neste ano se inicie a aplicação do concreto nas terceiras faixas e no leito principal da rodovia.
O projeto também contempla três interseções: uma com acesso a propriedades rurais, outra na SC-159, e uma última na estrada rural Linha São Brás, que dá acesso ao ginásio de esportes. “Além da restauração do pavimento, será realizada a ampliação das faixas de rolamento, com inclusão de acostamento em concreto ao longo de toda a extensão rural. Também serão implantados 10.625 metros de terceiras faixas e correção geométrica das curvas existentes”, detalha Frasson Junior.
Pavimento rígido: maior durabilidade e economia
Um diferencial importante na obra é a escolha pelo pavimento rígido, ou whitetopping, que consiste em uma camada de concreto sobreposta ao pavimento asfáltico existente, com 23 cm de espessura. Essa opção não apenas garante uma maior durabilidade, como também representa economia a longo prazo para a administração estadual. Ao todo, serão utilizados 60.695,88 m3 de concreto no projeto, resultando em uma rodovia preparada para o intenso fluxo diário de cerca de 5.000 veículos.
Segurança e desenvolvimento para o Extremo-Oeste
Com o andamento das obras na SC-305, a expectativa é de que a região se beneficie em diversos aspectos. A infraestrutura melhorada e a adição de faixas adicionais contribuirão para a segurança dos motoristas e para a redução do tempo de viagem entre as cidades. Além disso, o novo pavimento rígido é uma garantia de que a estrada suportará o aumento no volume de tráfego sem necessitar de reparos frequentes, como ocorre com o asfalto convencional.
Além do impacto econômico e social da SC-305 no desenvolvimento regional, conectando Santa Catarina ao Paraná de forma mais eficiente e segura, os benefícios serão perceptíveis para a economia local e para a mobilidade de quem depende da rodovia diariamente. “A restauração da rodovia e implantação das faixas adicionais resultarão em viagens mais rápidas, economizando tempo durante o deslocamento”, assinala Di Berti.
Assim, a revitalização da SC-305 é uma obra de grande magnitude para o Extremo-Oeste de Santa Catarina. Em meio a desafios logísticos e técnicos, a concretização deste projeto representa um marco para o desenvolvimento da infraestrutura local, com ganhos econômicos e sociais de longo prazo. Com previsão de conclusão para novembro de 2025, a comunidade aguarda ansiosa pela nova SC-305, que promete transformar o transporte e fortalecer a economia da região.
Entrevistados
Dejalma Frasson Junior é engenheiro civil graduado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), pós-graduado em Edificações, Gestão Empresarial, Tecnologia do Concreto e Engenharia Rodoviária. Foi pesquisador do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Atualmente, é gerente da regional Sul da ABCP (Associação Brasileira de Cimento Portland).
Everaldo Di Berti é coordenador regional da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE) do Extremo-Oeste.
Contatos:
dejalma.frasson@abcp.org.br
crext@sie.sc.gov.br
Jornalista responsável
Ana Carvalho
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