RS ergue 1ª obra com nível superior da NBR 15575

4 de março de 2015

RS ergue 1ª obra com nível superior da NBR 15575

RS ergue 1ª obra com nível superior da NBR 15575 1024 768 Cimento Itambé

Edifício Chronos Residencial, em construção em Novo Hamburgo, atende as especificações mais rigorosas das seis partes da Norma de Desempenho

Por: Altair Santos

Existem três níveis de qualidade na Norma de Desempenho (ABNT NBR 15575): mínimo, intermediário e superior. Em Novo Hamburgo-RS, o edifício Chronos Residencial será o primeiro empreendimento brasileiro a atender o nível superior das seis partes da norma, no que se refere à segurança estrutural, segurança contra o fogo, estanqueidade, desempenho térmico, desempenho acústico, desempenho lumínico, funcionalidade e acessibilidade, durabilidade e manutenibilidade, conforto tátil e antropodinâmico e impacto ambiental.

Edifício Chronos Residencial: todas as seis partes da Norma de Desempenho cumpridas em nível superior

A obra está sob a responsabilidade da construtora e incorporadora Athivabrasil, para quem o empreendimento é um “divisor de águas” no setor imobiliário nacional. “Trata-se de uma quebra na zona de conforto da construção civil. Pela primeira vez, uma empresa toma a atitude imperativa de mostrar que é possível atingir o nível superior da Norma de Desempenho sem um grande impacto no trabalho, apenas cuidando dos pontos essenciais e atuando em conjunto com a universidade para atingir esse objetivo”, afirma Laci Todeschini diretora de comunicação e marketing da empresa.

A universidade que participa do projeto é a Unisinos-RS, através de seu departamento de engenharia civil e do ITT Performance (Instituto Tecnológico em Desempenho e Construção Civil). “O ITT acompanha todas as etapas, projetos, execução da obra e compras de materiais. Ele verifica se tudo atende ao desempenho superior. É um acompanhamento integral e permanente. Além do constante monitoramento e dos testes, são realizadas reuniões semanais entre engenheiros, arquitetos e técnicos para que se mantenha o foco no cronograma e no cumprimento do projeto. Tudo fica disponível em uma intranet exclusiva de comunicação entre eles, que vai registrando resultados e tarefas”, explica Laci Todeschini.

Obras do Chronos Residencial: concreto projetado para que estruturas tenham vida útil de 75 anos

Selo de garantia

Os compradores de imóveis no Chronos Residencial também têm como acompanhar o processo de construção. “Eles podem solicitar reuniões com os engenheiros para ter acesso aos resultados dos testes. Além disso, no final da obra o ITT Performance irá emitir um selo de comprovação do atendimento de todos os requisitos do nível superior da Norma de Desempenho. Ao receberem as chaves, os proprietários também ganharão um manual de uso, operação e manutenção, onde serão especificados os direitos e os deveres de todos os envolvidos na construção e na manutenção do prédio”, completa Laci Todeschini.

O responsável pelos projetos da Athivabrasil é o engenheiro civil Eduardo Frapiccini. Já o responsável pela participação e certificação do ITT Performance é o doutor-engenheiro Bernardo Tutikian. Quanto ao uso do concreto, o material foi pensado para que toda a estrutura do Chronos Residencial tenha vida útil de 75 anos – a norma estabelece o mínimo de 50 anos. O prédio, que tem sua conclusão prevista para julho de 2016, consumirá 4.500 m³ de concreto. A partir do Chronos, todos os empreendimentos da construtora deverão atender a Norma de Desempenho em seu nível superior. “Investimos e dominamos o conhecimento e a tecnologia para atingir o nível máximo da norma. Seria impróprio, e inadmissível, retroceder”, finaliza a diretora da empresa.

Laci Todeschini: a partir do Chronos, todas as edificações da Athivabrasil atenderão a Norma de Desempenho em seu nível máximo

Entrevistada
Arquiteta Laci Todeschini, diretora de comunicação e marketing da Athivabrasil Empreendimentos Imobiliários
Contatos
laci@cataniastudio.com
midias@cataniastudio.com

Créditos Fotos: Divulgação/Athivabrasil

Jornalista responsável: Altair Santos MTB 2330
VEJA TAMBÉM NO MASSA CINZENTA

MANTENHA-SE ATUALIZADO COM O MERCADO

Cadastre-se no Massa Cinzenta e receba o informativo semanal sobre o mercado da construção civil