Noruega planeja construir primeiro túnel para navios
Obra inédita vai obrigar a retirada de 3 milhões de m³ de rocha para desviar percurso das embarcações do Mar de Stadhavet
Obra inédita vai obrigar a retirada de 3 milhões de m³ de rocha para desviar percurso das embarcações do Mar de Stadhavet
Por: Altair Santos
![Dimensões do túnel foram projetadas para receber grandes embarcações](https://www.cimentoitambe.com.br/wp-content/uploads/2024/04/1_tunel1-150x150.jpg)
A Noruega, que já tem o maior túnel rodoviário do mundo, com 24,5 quilômetros de extensão, quer agora ter o primeiro túnel marítimo do planeta. O projeto prevê a perfuração de uma montanha, e a retirada de 3 milhões de m³ de rocha para desviar as embarcações do revoltoso Mar de Stadhavet. A região é alvo constante de tempestades – em média, durante 100 dias por ano. Com a construção do túnel de 1,7 quilômetro, os navios navegarão apenas pelas calmas baias norueguesas, até chegar no Atlântico Norte, e também para fazer o sentido inverso.
O projeto é encabeçado pela Administração da Costa Norueguesa (NCA) e será financiado através de uma parceria entre o governo norueguês e a iniciativa privada. A obra está orçada em 267 milhões de dólares, dos quais o parlamento já autorizou que o governo desembolse 117 milhões. A expectativa é que o túnel seja acessado diariamente por 90 embarcações. Como haverá cobrança de pedágio, a estimativa é que em cinco anos o empreendimento esteja pago. O túnel também desafogaria o porto de Selje, que fica congestionado quando o Mar de Stadhavet não permite navegar.
A obra conta com dimensões para receber navios de grande calado. O túnel terá 36 metros de largura, com 26,5 metros para o calado dos navios. Serão 49 metros de altura, dos quais 12 metros ficarão abaixo da linha d’agua. A previsão é que a construção comece em 2019 e se estenda até 2024. Segundo a gerente-geral do projeto, Randi Pauline Humborsta, o túnel será um estímulo à indústria pesqueira da Noruega – uma das principais atividades econômicas do país -, além de facilitar a movimentação de navios petroleiros e estimular o turismo na região. “É um investimento muito sábio em infraestrutura duradoura”, diz.
Plano vem desde o século 19
![Calado do canal que cortará o túnel terá 12 metros de profundidade](https://www.cimentoitambe.com.br/wp-content/uploads/2024/04/tunel2-150x150.jpg)
As tecnologias empregadas na construção do túnel não vão se diferenciar muito das construções rodoviárias e ferroviárias. Para a escavação serão usadas tuneladoras subaquáticas. Por questões ambientais, está proibida a utilização de dinamite para romper as rochas. Em seguida, jateamento de concreto e revestimento com peças pré-fabricadas de concreto. O escritório de arquitetura Snøhetta atua para conceber o projeto arquitetônico do túnel, enquanto a Norconsult, uma das principais construtoras da Noruega, ficará encarregada pela obra.
Desde o século 19 a Noruega tem a intenção de construir um túnel para facilitar a navegação em sua costa. “Agora, conseguimos realmente viabilizar um projeto que vai permitir construir com segurança e a convicção de que a obra terá começo, meio e fim”, afirma o gerente do projeto, Terje Andreassen, da Norwegian Coastal Administration (Administração da Costa Norueguesa). De acordo com o prefeito de Selje, Stein Robert Osdal, cinco famílias terão de ser desapropriadas para a abertura do túnel. “Os acordos estão bem encaminhados”, afirmou. Osdal avalia que a obra irá desafogar também o tráfego de caminhões nas rodovias norueguesas que levam até o porto da cidade, já que o transporte de contêineres também poderá ser feito pelo túnel.
Entrevistados
– Terje Andreassen, gerente da Norwegian Coastal Administration (Administração da Costa Norueguesa) (via assessoria de imprensa)
– Randi Pauline Humborsta, gerente-geral do projeto e ligada à
Norwegian Coastal Administration (via assessoria de imprensa)
– Snøhetta Arquitetura e construtora Norconsult (via assessoria de imprensa)
Contatos
post@kystverket.no
press@snohetta.com
firmapost@norconsult.com
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www.norconsult.com
http://kystverket.no/en
Crédito Fotos: Divulgação/NCA
Jornalista responsável: Altair Santos MTB 2330
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