Normas ABNT poderão ser visualizadas de forma ilimitada

Medida é válida para profissionais registrados e adimplentes com o Sistema Confea/Crea e Mútua

Para presidente do Confea, liberação auxilia engenheiro que está no campo e precisa consultar normas.
Crédito: Envato

As normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) são essenciais para o setor de construção, especialmente no que diz respeito à segurança, qualidade e padronizações. Hoje, existem quase 900 documentos da ABNT relacionados à construção civil. Dentre as normas mais recentes, destaca-se a que aborda o tema ESG

Por conta da importância destas normas para o mercado de engenharia e construção civil, o Sistema Confea/Crea (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia/ Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) e Mútua alcançou um marco significativo ao firmar um acordo histórico com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Esta iniciativa dá acesso irrestrito ao conteúdo normativo para os profissionais registrados e em dia com o Sistema. Anteriormente, a disposição permitia apenas 60 minutos de acesso prévio às normas. 

Na opinião de Vinicius Marchese, presidente do Confea e engenheiro de telecomunicações, essa é uma parceria que chega direto na ponta, beneficiando por completo o profissional da construção civil. “O engenheiro que está no campo anda com a norma ABNT embaixo do braço e, nessas horas, ele se lembra que o Confea está aqui para ser parceiro dele”, destaca Marchese.

Válido para todos os CREAS

A atualização do contrato, que inclui também as normas da Associação Mercosul de Normalização (ANM), foi realizada em 28 de fevereiro, após a adesão de todos os Creas do Brasil.

De acordo com o Sistema Confea/Crea, essa iniciativa enaltece o compromisso do Sistema em oferecer suporte aos profissionais, considerando que estes lidam regularmente com as normas da ABNT. Um exemplo disso é o ano de 2023, quando o site da Associação registrou um total de 242.193 horas de pré-visualização de normas, representando um aumento significativo de 544% em relação a 2022.

Outro benefício oferecido é o desconto de 66,6% para adquirir as normas em formato impresso. Além disso, estes profissionais têm a oportunidade de adquirir cursos oferecidos pela ABNT com 50% de desconto. 

Normas mais recentes para a construção civil

Veja algumas das normas ligadas à construção civil mais novas ou que passaram por atualizações recentes:

  • Atualização da norma ABNT NBR 14725: estabelece novas diretrizes para classificação de perigo, rotulagem e a nova Ficha com Dados de Segurança (FDS). 
  • Norma ESG (ABNT PR 2030): apresenta conceitos, diretrizes, critérios de avaliação e orientações para organizações no contexto da agenda ESG (ambiental, social e de governança).
  • Atualização da NBR 6118: A norma-mãe que rege o uso do concreto passou recentemente por um processo de revisão e de consulta popular.
  • NBR 17170 de 12/2022: esta norma define diretrizes para o incorporador, construtor ou prestador de serviços de construção em edificações de toda natureza de uso.
  • NBR 7211 – Agregados para concreto – Requisitos: ela se dedica a definir os requisitos para produção e recepção dos agregados miúdos e graúdos destinados à produção de concretos de cimento Portland. 

Fontes
Sistema Confea/Crea (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia/ Conselho Regional de Engenharia e Agronomia)
Vinicius Marchese é presidente do Confea e engenheiro de telecomunicações

Contato
imprensa.confea@brmaiscomunicacao.com.br

Jornalista responsável
Marina Pastore
DRT 48378/SP

A opinião dos entrevistados não reflete necessariamente a opinião da Cia. de Cimento Itambé. 



Massa Cinzenta

Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.

Veja todos os Conteúdos

Cimento Certo

Conheça os 5 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos

Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.

Cimento Portland composto com fíler

Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.

Cimento Portland composto com fíler

Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.

Cimento Portland de alta resistência inicial

O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.

descubra o cimento certo

Cimento Certo

Conheça os 5 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

descubra o cimento certo