Marketing promocional embala venda de imóveis

15 de março de 2012

Marketing promocional embala venda de imóveis

Marketing promocional embala venda de imóveis 150 150 Cimento Itambé

Construtoras e incorporadoras investem em ações para se destacar da concorrência, fidelizar clientes e atrair futuros compradores

Por: Altair Santos

A nova realidade do mercado imobiliário no Brasil, com consumo em alta e forte concorrência setorial, mudou radicalmente o comportamento de construtoras e incorporadoras. Antes tímidas, essas empresas agora investem maciçamente em marketing promocional. A ação de distribuir folders publicitários de seus empreendimentos em cruzamentos das cidades tornou-se uma minúscula parte do movimento que é feito para atrair compradores e fidelizar clientes.

Tatyane Luncah, especialista em marketing promocional: stands de vendas viraram butiques.

Hoje, o relacionamento com o futuro proprietário abrange de vistoria da obra à assembleia geral de instalação de condomínios. “As construtoras se viram no cenário de inovar sempre, para estar em evidência e conseguir o resultado das vendas no menor tempo possível. Seus stands tornaram-se verdadeiras butiques, com um trabalho intenso para que o produto conquiste o consumidor”, explica a publicitária Tatyane Luncah, especialista em eventos corporativos e marketing promocional.

As ações começam antes mesmo do lançamento do empreendimento, com os corretores submetidos a um meeting que os prepara para as futuras vendas. “Neste caso, são contratados artistas como mestres de cerimônia e cantores famosos para animar a equipe de vendas. Tudo é feito para que os vendedores fiquem hipermotivados e consigam os resultados o mais rápido possível”, cita Tatyane Luncah, lembrando que no meeting é apresentado o planejamento estratégico, baseado em pesquisas, para que o modelo de venda atinja corretamente o público desejado. “As construtoras voltadas para a classe A fazem trabalhos mais suntuosos. Já as que atendem a classe C buscam resultados mais objetivos”, complementa.

Atingidas as vendas, o marketing promocional das construtoras não cessa. Após essa etapa, o cuidado se estende ao atendimento ao cliente. “Há construtoras que agendam visita às obras e promovem café da manhã para os futuros proprietários. Também ocorrem eventos marcantes para a entrega das chaves e nas assembleias de condomínios. O objetivo é sempre valorizar o sonho da casa própria, para conquistar o cliente e contar com ele para fazer o marketing boca a boca”, evidencia a especialista.

Tatyane Luncah relaciona algumas ações promovidas pelas construtoras para fidelizar os clientes e atrair novos compradores. “Dependendo do empreendimento, há degustação de feijoadas, buffet de sorvetes, festival de fondues, customização de camisetas e chinelos e até test-drive de carros de luxo”, afirma.

A publicitária também lembra que para valorizar o marketing boca a boca muitas construtoras têm adotado ações do tipo “indique seu vizinho”. Neste caso, o cliente sugere um futuro comprador e pode ser contemplado com um presente. Segundo Tatyane Luncah, essa e outras ações de marketing promocional têm conseguido receptividade em torno de 90%. “Como o planejamento é feito para que ele seja muito assertivo, geralmente as ações se tornam muito populares e cumprem plenamente seu objetivo. Além disso, têm um custo menor que a publicidade convencional”, destaca.

Entrevistada
Tatyane Luncah, publicitária, sócia e fundadora do Grupo Projeto e especialista em marketing promocional
Currículo
– Graduada em gestão administrativa pela AESE (Escola de Direção e Negócios) em Lisboa (Portugal) e especialista em comunicação com foco em criatividade e inovação pela na ESERP Business School em Barcelona (Espanha)
– Atua no atendimento ao mercado de eventos corporativos e de marketing promocional há 15 anos, na gerência e coordenação de feiras e eventos
– É sócia e fundadora do Grupo Projeto, constituído por seis empresas que abraçam há dez anos o mercado BTL de eventos corporativos, marketing promocional, criação, gastronomia e solução em logística
Contato: www.grupoprojeto.com / imprensa@kbcomunicacao.com.br (assessoria de imprensa)

Créditos foto: Divulgação

Jornalista responsável: Altair Santos – MTB 2330
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