Lotes 1 e 2: concessões selam compromisso com obras rodoviárias no Paraná
Trechos devem ganhar duplicação, praças de pedágio, áreas de descanso, paradas de ônibus e passarelas
Nesta terça-feira (30), foi realizada a assinatura dos contratos de concessão dos lotes 1 e 2 do sistema rodoviário paranaense. Com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do governador do Paraná, Ratinho Junior, a cerimônia marca a transferência do controle das rodovias que compõem os lotes 1 e 2 para as empresas vencedoras dos leilões.
A vencedora do lote 1 foi a Infraestrutura Brasil Holding XXI S.A., que vai gerir o ativo como concessionária Via Araucária. Já a responsável pela gestão do lote 2 será a Consórcio Infraestrutura PR, que o administrará como EPR Litoral Pioneiro. Estas concessões têm duração de 30 anos e englobam a responsabilidade de operar, manter e melhorar o sistema rodoviário, contribuindo assim para o desenvolvimento da infraestrutura de transporte na região.
As organizações alocarão uma quantia de mais de R$ 30 bilhões, abrangendo investimentos e serviços operacionais, para os 19 segmentos viários que constituem os dois lotes. Essa iniciativa trará benefícios aos residentes de 41 municípios na região, contemplando aproximadamente 6 milhões de habitantes.
“A concessão dos Lotes 1 e 2 do Paraná marca o início de um programa abrangente que incluirá rodovias federais e estaduais, visando aprimorar a logística na região. Os dois lotes somam mais de 30 bilhões de investimentos no Estado do Paraná, buscando revitalizar a manutenção e conservação dos trechos leiloados, impulsionar o desenvolvimento econômico das cidades conectadas, garantir a segurança dos usuários e promover benefícios cruciais para a infraestrutura regional e nacional. Prevê-se que a concessão do Lote 1 crie, entre empregos diretos e indiretos, 81,7 mil postos de trabalho. A expectativa é que a concessão do Lote 2 gere cerca de 110 mil empregos diretos e indiretos, impulsionando o crescimento econômico da região”, explica a Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT).
Para o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR), as obras previstas nas novas concessões vão transformar a infraestrutura e logística no Estado, sendo um passo importantíssimo para consolidar o Paraná como o hub logístico da América do Sul.
Lote 01
O primeiro lote percorre de forma direta 18 municípios e inclui, no total, cinco postos de cobrança localizados em Imbituva, Irati, Porto Amazonas, São Luiz do Purunã e Lapa.
A extensão do segmento que passará a ser administrado pela Via Araucária abrange 473 km de vias, compreendendo trechos das rodovias BR-277, BR-373, BR-376 e BR-476, além de partes das PR-418, PR-423 e PR-427.
Conforme estabelecido pelo Programa de Exploração da Rodovia (PER), as vantagens centrais abrangem a realização de 344 km de obras de duplicação, a extensão de 81 km de faixas adicionais, a implementação de 38 km de terceira faixa e a construção de 41 km de vias marginais. Além disso, estão previstas 11 passarelas, 60 paradas de ônibus e a execução de 79 Obras de Arte Especiais, entre outras iniciativas.
Lote 02
O lote 2 abrange 605 km de rodovias, compreendendo trechos das BR-153, BR-277, BR-369 e das rodovias estaduais PR-092, PR-151, PR-239, PR-407, PR-408, PR-411, PR-508, PR-804 e PR-855. Este lote, de acordo com o Governo do Paraná, contará com sete praças de pedágio nos seguintes trechos: São José dos Pinhais (BR-277), Carambeí (PR-151), Jaguariaíva (PR-151), Sengés (PR-151), Quatiguá (PR-092) e duas em Jacarezinho (BR-153 e BR-369). Quatro destas praças já são existentes e três delas ainda deverão ser implantadas.
Segundo a ANTT, o projeto abrange diversas melhorias, incluindo a duplicação de 350 km de rodovias, a adição de 139 km de faixas extras, incluindo a desafiadora Serra do Mar, a construção de 73 km de vias marginais, 52 passarelas para pedestres, duas áreas de descanso para caminhoneiros e 150 paradas de ônibus.
Uso de concreto nas obras
De acordo com informações da ANTT, o dimensionamento contemplou soluções em pavimento semirrígido (uso de base cimentícia), dependendo do tráfego do segmento. “O pavimento rígido foi indicado exclusivamente para as praças de pedágio.”
Ainda segundo a ANTT, as Obras de Arte Especiais (OAEs) foram modeladas em concreto, abrangendo pontes, passagens inferiores e superiores, e viadutos. “Correções de traçado são realizadas com ajustes geométricos na via, sem acréscimo de outros dispositivos de maior porte. Serviços em concreto podem ser empregados em dispositivos de drenagem, exceto em locais de fauna”, afirma o órgão.
Cronograma
O cronograma prevê que os primeiros três anos serão dedicados à elaboração dos projetos de engenharia e obtenção de licenças ambientais, segundo o DER. “A partir do quarto ano começam a ser executadas as obras, com empreitadas iniciando também no quinto, sexto e sétimo ano de concessão, e previsão de conclusão de todas as obras ainda na primeira década”, conclui o órgão.
Entrevistados
Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT)
Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR)
Contatos
DER-PR: comunicacao@der.pr.gov.br
ANTT: imprensa@antt.gov.br
Jornalista responsável
Marina Pastore
DRT 48378/SP
A opinião dos entrevistados não reflete necessariamente a opinião da Cia. de Cimento Itambé.
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