Gestão de estratégia
Apenas planejar uma estratégia não é suficiente para o sucesso: a execução deve ser acompanhada corretamente. A consultora Fanny Schwarz explica como garantir o sucesso de uma estratégia.
Apenas planejar uma estratégia não é suficiente para o sucesso: a execução deve ser acompanhada corretamente
Por: Lilian Júlio
Planejar uma estratégia não é mais garantia de sucesso para a empresa. A revista Fortune publicou a seguinte frase: “menos de 10% das estratégias formuladas são efetivamente executadas”. A mesma questão é levantada por Larry Bossidy, ex-presidente da Honeywell, lembrando que a maioria das estratégias falha porque não é bem executada. Já que apenas a execução é tão importante para o sucesso, como gerir uma estratégia?
Fanny Schwarz é sócia diretora da Consultoria Symnetics Brasil e conta que é importante trabalhar planejamento e execução em conjunto. “A gestão de forma integrada ao planejamento da estratégia é primordial para o sucesso da empresa”, explica. “Gestão e planejamento são um processo contínuo e estão intrinsecamente ligados”.
“O planejamento estratégico tem grandes benefícios que não devem ser deixados de lado, mas é importante trabalhar com as duas frentes em conjunto”, avalia Fanny. De acordo com a consultora, os principais benefícios do planejamento são ter um objetivo delimitado de qual é o posicionamento que a empresa quer alcançar e alinhar os líderes da organização. “O alinhamento começa na liderança da empresa e atinge todos os colaboradores”.
O gestor da estratégia
Para garantir a boa execução da estratégia é importante que a empresa defina um líder responsável por ela: o gestor daquela estratégia. “Este líder deve ser referência para os colaboradores, mas também deve ouvir a organização e os funcionários acerca da aplicação da estratégia. É manter o processo vivo na organização”, explica Fanny. Ela lembra que, em muitas estratégias, estamos lidando com mudanças. “A organização está saindo de um patamar e implementando uma nova realidade. Existe uma série de desafios, então é importante saber lidar com as dúvidas que forem surgindo”.
Saiba mais sobre como gerir uma mudança na matéria Mudanças organizacionais devem envolver toda a empresa (http://www.cimentoitambe.com.br/massa-cinzenta/mudancas-organizacionais-devem-envolver-toda-a-empresa/).
A principal atuação do gestor da estratégia deve ser montar a sua implementação. Uma dica de Fanny é que a empresa desenvolva um programa de acompanhamento. “Esse monitoramento pode acontecer tanto informal – no cotidiano da empresa – quanto formalmente, em reuniões pré-agendadas”, explica. Ao gestor cabe levar o grupo de líderes e funcionários a refletirem sobre a estratégia, inclusive avaliando o que deve ser modificado ao longo do trabalho. “A boa combinação do formal com o informal é fundamental para alavancar e até mesmo manter uma empresa no mercado”, justifica a consultora.
Passo a passo da gestão
A gestão da estratégia deve ser adaptada à realidade da empresa, mas existem passos que podem ser utilizados em qualquer situação.
– Definir a estratégia. Nesse ponto é feito o planejamento, que define quais são os objetivos da empresa.
– Traduzir a estratégia. Muitas vezes os pilares estratégicos não estão numa linguagem adequada a todos os funcionários, então é preciso traduzi-los em objetivos claros para a empresa.
– Alinhar a estratégia na organização. Aqui começa o desdobramento da estratégia, com as equipes entendendo seu papel dentro do planejamento.
– Vincular alteração com estratégia. Quais serão as mudanças na rotina da empresa? Quais serão os projetos (com começo, meio e fim) que irão contribuir para a aplicação da estratégia?
– Monitoramento da estratégia. Aqui o gestor deve manter uma disciplina de acompanhamento da estratégia e dos colaboradores da empresa.
– Aprendizado da estratégia. O monitoramento contínuo traz oportunidades de reflexão. A estratégia continua válida? O aprendizado se dá por reestruturações da estratégia.
A partir desse ponto Fanny conta que o processo vira um ciclo – a etapa de aprendizado se funde com a do planejamento. “Esse processo deve ser incentivado para que a empresa sempre cresça e aprenda com suas experiências”, afirma Fanny, de forma a dar continuidade ao círculo virtuoso da boa estratégia.
Entrevistada:
Fanny Schwarz
Currículo
Fanny Schwarz é Sócia Diretora da Consultoria Symnetics Brasil, uma empresa de Consultoria e Educação Latino Americana focada em Gestão da Estratégia. Fanny possui mais de 13 anos de experiência em gerenciamento estratégico.
Jornalista responsável: Silvia Elmor – MTB 4417/18/57 – Vogg Branded Content
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