Continente se une para impulsionar pré-fabricados

Em Lima, no Peru, países compartilham tecnologias e definem estratégia para disseminar o uso do pré-moldado

Continente se une para impulsionar pré-fabricados

Continente se une para impulsionar pré-fabricados 1024 683 Cimento Itambé
Evento realizado em setembro de 2019, em Lima-Peru, reuniu 125 influenciadores do setor de pré-fabricados de concreto do continente americano Crédito: ASOCEM

Evento realizado em setembro de 2019, em Lima-Peru, reuniu 125 influenciadores do setor de pré-fabricados de concreto do continente americano
Crédito: ASOCEM

O 2º Congresso Ibero-Americano de Pré-moldado de Concreto, que aconteceu em Lima-Peru, reuniu especialistas dos principais países do continente americano para apresentar a evolução dos pré-fabricados na construção de edifícios, pontes, túneis, estradas, sistemas de contenção, saneamento e espaços públicos. O evento contou com a participação de 125 profissionais de 8 países (Peru, Brasil Chile, Colômbia, Cuba, Espanha, Estados Unidos e México) vinculados às indústrias de cimento, concreto, pré-fabricados e construção, e que priorizaram o intercâmbio de tecnologias.

O congresso teve foco na gestão e no planejamento de projetos, bem como design, construção, supervisão e promoção de soluções com elementos de concreto pré-moldado. Também houve uma agenda voltada para elementos de pequeno porte. Foram discutidas estratégias para impulsionar a indústria de pré-fabricados de concreto no continente, através de planos de aproximação com organismos públicos, construtoras e incorporadoras. Neste quesito, o Brasil serviu de referência por causa da diversidade das aplicações dos pré-fabricados no país. 

Como explica a engenheira civil Íria Doniak, presidente executiva da Abcic (Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto), e que representou o país no congresso promovido pela Asociación de Productores de Cemento (ASOCEM) e pela Federación Iberoamericana del Hormigón Premezclado (FIHP). “A indústria brasileira de pré-fabricado de concreto tem como característica ser inovadora, uma vez que sempre adotou tecnologias pioneiras para o planejamento, fabricação, desenvolvimento, logística e montagem das estruturas”, diz.

A dirigente também lembra que o pré-fabricado de concreto atende as mais diversas demandas da construção: de obras mais tradicionais, como galpões logísticos, centros industriais e shopping centers, até projetos de infraestrutura viária, rodoviária, portuária e aeroportuária, passando por arenas esportivas, empreendimentos imobiliários e obras de habitação de interesse social. Recentemente, a indústria do setor também se tornou presente no agronegócio, nas estruturas de energias alternativas, como a eólica, e na construção de pistas de testes de veículos.

De prédios inovadores a tecnologia para pisos e contrapisos de concreto

De acordo com dados recentes de sondagem do setor, realizada pela Fundação Getulio Vargas, a área de shopping centers segue liderando quando o assunto é o uso de pré-fabricados no Brasil (destino de 20,3% do total produzido), seguida pelos segmentos industrial (19,6%), de infraestrutura (14,3%) e de centros de distribuição e logística (13,5%). No nicho residencial, o segmento representa 4,2% do mercado.

Os outros países que participaram do evento também trouxeram inovações da construção industrializada. Dos Estados Unidos veio a experiência da construção da nova sede da Apple. Já o Chile mostrou como fábricas com sistemas anti-sísmicos são construídas com estruturas pré-fabricadas. O México apresentou como o pré-fabricado se tornou competitivo para a construção de edifícios habitacionais, enquanto o Peru tratou a aplicação da tecnologia em pisos e contrapisos. Estimulado pela fib (Federação Internacional do Concreto) o 2º Congresso Ibero-Americano de Pré-moldado de Concreto também debateu temas como sustentabilidade e edifícios altos com uso de pré-moldados.

Entrevistado
Asociación de Productores de Cemento (ASOCEM) e Abcic (Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto) (via assessoria de imprensa)

Contato: contacto@asocem.org.pe 

9 de outubro de 2019

VEJA TAMBÉM NO MASSA CINZENTA

MANTENHA-SE ATUALIZADO COM O MERCADO

Cadastre-se no Massa Cinzenta e receba o informativo semanal sobre o mercado da construção civil