Construção civil conclama por vacinação em massa

Organismos representativos do setor estão convictos de que a imunização está ligada à retomada da economia

No 19º Fórum de Líderes do Varejo e Indústria de Material de Construção, realizado virtualmente dia 22 de março, os dirigentes de classe deixaram claro a opção pela “vacina, sim”, apesar da contaminação por COVID-19 nos canteiros de obras se manter abaixo de 1% – considerando dados repassados pelos SindusCons 

A posição dos dirigentes foi reforçada pela participação do ex-ministro da Fazenda no governo Fernando Henrique Cardoso (1995-2002), Pedro Malan. “Não haverá boa recuperação em qualquer economia sem que haja vacinação contra o coronavírus”, sentenciou, durante palestra que marcou a abertura do fórum e da ExpoRevestir 2021. 

Para o presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), José Carlos Martins, até que comece a vacinação em larga escala no país o setor não pode desistir dos cuidados, da cautela e do trato correto com os trabalhadores. “Com a chegada das vacinas em larga escala, daqui a 60 dias, o país pode começar a respirar. Até lá, é preciso não baixar a guarda”, avisa. 

Ao mesmo tempo em que o fórum que reuniu dirigentes da CBIC, da Anamaco (Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção), da Abramat (Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção) e da Anfacer (Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres) se posicionou a favor de uma ampla campanha de vacinação, outros organismos também se manifestaram no mesmo sentido. 

Imunização é vista como a principal medida econômica, social e sanitária no país 

Um conjunto de entidades, como ABEMI, ANETRANS, Sistema Confea/CREA, BRASINFRA, ANEOR, CREA-DF, SINICON, Sinaenco, ABCE, SICEPOTRS, APECS, ABEETRANS e ABES ABEMI, assinou carta aberta conclamando a vacinação. “O Brasil tem estrutura para isso e sempre foi um exemplo de vacinações em massa. Vamos resgatar esse marco e, assim, vermos a nossa economia decolar. Temos que estar todos ‘Juntos Pela Vacinação’”, diz o documento.  

Liderados pelo SindusCon-SP, os vários SindusCon espalhados pelo país também se pronunciaram, tendo o presidente Odair Senra como porta-voz. “Há consenso em que a economia, o emprego e a renda dos brasileiros somente voltarão a crescer se a vacinação for adotada como a principal medida econômica, social e sanitária no país. Precisamos avançar prioritariamente na ampliação e agilização da cobertura vacinal, até para evitar lockdowns que bloqueiam a economia, aprofundam a recessão e aumentam o desemprego”, diz nota divulgada no jornal O Estado de. S. Paulo. 

A publicação ainda menciona o quanto a vacinação é importante para que o Brasil possa voltar a pensar nas reformas estruturais pendentes, como a tributária e a administrativa“Quanto antes alcançarmos uma vasta cobertura vacinal, mais rapidamente teremos condições de realizar as reformas e o ajuste fiscal necessários para impulsionar o crescimento econômico, conclui. 

Entrevistado
Reportagem com base nos debates ocorridos dentro do 19º Fórum de Líderes do Varejo e Indústria de Material de Construção 

Contatos
ascom@cbic.org.br
press@anamaco.com.br
abramat@abramat.org.br
imprensa@anfacer.org.br

Jornalista responsável:
Altair Santos MTB 2330



Massa Cinzenta

Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.

Veja todos os Conteúdos

Cimento Certo

Conheça os 5 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS

Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.

Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32

Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.

Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40

Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.

Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI

O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.

descubra o cimento certo

Cimento Certo

Conheça os 5 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

descubra o cimento certo