Concurso Ousadia 2009

Equipe de alunos da Universidade do Vale do Taquari ganha o 1º lugar no concurso promovido pelo Ibracon no CBC 2009

Equipe de alunos da Universidade do Vale do Taquari ganha o 1º lugar no concurso promovido pelo Ibracon no CBC 2009

Créditos: Engº. Jorge Aoki – Gerente de Assessoria Técnica Itambé

Grupo Vencedor Concurso Ousadia

O Concurso Ousadia, promovido pelo Instituto Brasileiro do Concreto, foi instituído em 2005 no Congresso Brasileiro do Concreto – CBC – realizado na cidade de Olinda/PE. Tem como objetivo incentivar o compartilhamento dos conhecimentos entre os ramos da arquitetura e da engenharia civil, que são complementares e interagem entre si na realização de diversas obras. Para cada cidade onde é realizado o CBC, o Ibracon elege um tema e os alunos desenvolvem o projeto, que deve ser ousado, mas realizável tecnicamente segundo a NBR 6118.

Na 5ª edição, realizada neste ano em Curitiba/PR, o primeiro lugar coube à equipe da Universidade do Vale do Taquari de Lajeado/RS – UNIVATES. Os alunos Márcio Braun, Renata Rahmeier, Juliana Gasparotto e Marcos Britto, supervisionados pelo arquiteto Leandro Marquetto e orientados pelo engenheiro Bernardo F. Tutikian, venceram o desafio de projetar uma passarela sobre a BR 277, unindo uma grande área verde da cidade – o Parque Barigüi – a um bairro bem movimentado – o Ecoville e um grande shopping center – o ParkShoppingBarigüi.

Concurso Ousadia - Projeto

O nome escolhido para a obra-de-arte, Passarela do Grimpeiro, faz referência a um passarinho que se alimenta de insetos das folhas e galhos do pinheiro-do-paraná, também conhecida como Araucária, árvore símbolo do estado. O Projeto aliou a harmonia e beleza do parque da cidade, com a diversidade contemporânea das construções do bairro residencial. A concepção contemplou a tecnologia como parâmetro da estrutura urbana e elegeu o concreto como marco de modernidade da cidade.

Toda a estrutura de concreto obedeceu às recomendações da norma NBR 6118 – Estrutura de concreto armado – Procedimento – e seguiu os padrões do Manual do Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (DNIT) para ordenamento do uso do solo nas faixas de domínio. Já as questões de mobiliário, acessos e equipamentos foram baseados na NBR 9050 – Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos.
Por tudo isso, só poderia dar o primeiro lugar.

Concurso Ousadia 3 - Projeto

Vogg Branded Content – Jornalista responsável Altair Santos MTB 2330



Massa Cinzenta

Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.

Veja todos os Conteúdos

Cimento Certo

Conheça os 5 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS

Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.

Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32

Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.

Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40

Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.

Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI

O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.

descubra o cimento certo

Cimento Certo

Conheça os 5 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

descubra o cimento certo