Começa construção de casas temporárias para vítimas das inundações do RS

Governo do Estado e Sinduscon-RS estão à frente das obras no Vale do Taquari

Trabalho de terraplanagem em Arroio do Meio.
Crédito: Sehab/Divulgação

Os trabalhos de terraplanagem no município de Arroio do Meio, no Rio Grande do Sul, começaram nesta segunda-feira (2), um mês após a tragédia que deixou 50 mortos e 8 desaparecidos na região do Vale do Taquari.

A iniciativa faz parte de um projeto que prevê a construção de 40 moradias temporárias para as vítimas das enchentes, que perderam suas casas e atualmente vivem em abrigos. De acordo com o Governo do Estado do RS, a área escolhida possui cerca de 8.000 metros quadrados e fica no bairro Novo Horizonte. 

“Quem conhece o Estado, sabe que esse processo andou de forma muito rápida“, afirmou ao Massa Cinzenta o secretário estadual de Habitação e Regularização Fundiária, Fabricio Peruchin. Ele destacou o fato de que o município de Estrela também já designou uma área para a construção de novas casas provisórias, no bairro Pinheiros.

“A celeridade nas etapas só foi possível graças ao empenho da equipe da Sehab (Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária), que esteve em campo desde o primeiro dia na busca de áreas nos municípios atingidos, bem como do Sinduscon-RS, que tem sido um grande parceiro para viabilizar a construção das casas de passagem, que darão mais dignidade às famílias que perderam suas residências enquanto aguardam as definitivas ficarem prontas”, explica.

Segundo Peruchin, os moradores ficarão nestes locais até que sejam cumpridos todos os trâmites do programa Minha Casa, Minha Vida, que viabilizará a construção das casas permanentes. O Governo explica que as residências temporárias serão entregues totalmente mobiliadas em um prazo de 60 dias, caso não chova.

Fabricio Peruchin, secretário estadual de Habitação e Regularização Fundiária.
Crédito: Sehab/Divulgação

O método construtivo utilizado será o de casas pré-fabricadas, tendo como modelo as vilas erguidas em fevereiro deste ano em São Sebastião, litoral de São Paulo, após outra tragédia climática.  

Sinduscon-RS lidera campanha de arrecadação

O Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Rio Grande do Sul (Sinduscon-RS) está envolvido diretamente na viabilização das moradias temporárias para as vítimas das enchentes, seja em reuniões e vistorias aos locais que devem receber as novas casas, seja na arrecadação de material necessário. 

Com o apoio da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), do Sinduscon do Vale do Taquari e do Sinduscon de Caxias do Sul, o Sinduscon-RS lidera uma campanha chamada “SOS Enchentes”, que pretende contar com a participação da iniciativa privada para conseguir doação em dinheiro, materiais de construção, mão de obra ou até mesmo conhecimento sobre o assunto. 

De acordo com a entidade, já está acertada a construção de cerca de 240 moradias na região atingida, em terrenos providenciados pelo poder público. Claudio Teitelbaum, presidente do Sinduscon-RS, reforça a importância da mobilização de toda a cadeia produtiva do setor, destacando como principais necessidades itens como telas, concreto, cimento, aço, telhas, portas, janelas, chuveiros, cerâmica e materiais para parte elétrica e hidráulica, entre outros.

Para doações, entrar em contato com diretoria@sinduscon-rs.com.br.

Fontes
Sehab (Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária do RS) Sinduscon-RS

Jornalista responsável
Fabiana Seragusa 
Vogg Experience



Massa Cinzenta

Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.

Veja todos os Conteúdos

Cimento Certo

Conheça os 5 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos

Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.

Cimento Portland composto com fíler

Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.

Cimento Portland composto com fíler

Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.

Cimento Portland de alta resistência inicial

O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.

descubra o cimento certo

Cimento Certo

Conheça os 5 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

descubra o cimento certo