Cidade de Baranquilla, na Colômbia, prioriza o uso do concreto

A presença de sete portos, as altas temperaturas e programas de pavimentação incentivam o uso do material

Programa “Barrios a la Obra” pavimenta as ruas dos bairros de Baranquilla com concreto.
Crédito: Alcadía de Baranquilla

Baranquilla é uma cidade ao norte da Colômbia que conta com 1.274.250 habitantes. Assim como acontece nas demais regiões do país, a cidade prioriza o uso do concreto em obras públicas – lá, 80% da malha urbana é feita com este material. Durante o Concrete Show, o engenheiro colombiano Diego Jaramillo falou sobre o uso de concreto no corredor portuário de Baranquilla, e a importância do uso de pavimentos rígidos neste local.

“Em Baranquilla, existem muitos fatores que promovem o uso de concreto. O primeiro deles é a cultura da utilização deste material, que já é bem comum na Colômbia. Ainda, o pavimento de concreto permite que tenhamos ruas com muitos anos de durabilidade. Isso traz confiança para que novos projetos sejam realizados. Por ser uma cidade com sete portos, onde transitam veículos com cargas muito altas, o pavimento rígido também é favorecido. O seu uso evita manutenções devido a altas deformações – o que não acontece com o pavimento flexível. Outra questão que favorece o uso do concreto é o clima da região: Baranquilla costuma ter temperaturas elevadas (entre 26 °C e 37 °C) e alta presença de umidade nas estruturas. Por fim, ainda conta com um programa de pavimentação de estradas de baixo tráfego”, afirma Jaramillo. 

Para o engenheiro, a solução de pavimento de concreto tem melhor preço, durabilidade, maior sustentabilidade e gera grande impacto social. 

Pavimentos duráveis para operações portuárias

O corredor portuário de Barranquilla é uma concessão urbana e atende a entrada e saída de sete portos fluviais. Trata-se de uma via dupla com 6,5 km de extensão e duas pistas cada. De acordo com Jaramillo, o projeto foi pensado para durar 30 anos, sendo que o tráfego do local possui um dimensionamento de 236 milhões de ESALs (Carga Equivalente em Eixo Único). “Sobretudo, é preciso olhar para frente – precisamos levar em consideração que este porto não vai durar apenas 10 ou 15 anos. Estas especificidades do local levaram ao uso do pavimento de concreto com especificações muito boas. Em uma das avenidas, por onde entra e sai a carga do porto, foi feito um pavimento especial, onde foram usadas placas de concreto com espessuras entre 37 cm e 41 cm. A resistência do concreto MR (tração na flexão) é de 4,5 MPa. Ainda, esta técnica oferece controle permanente de desempenho por índice do estado do pavimento”, comenta.

Ruas e avenidas como canais

Jaramillo acredita que a solução de pavimento de concreto tem melhor preço, durabilidade, maior sustentabilidade e grande impacto social.
Crédito: Divulgação Concrete Show

Baranquilla sofre com um problema histórico de planejamento: por lá, os sistemas de drenagem de águas pluviais não foram construídos. Isso leva à formação de fortes riachos e enchentes.

Para solucionar esta questão, foram construídas estradas que funcionam como canais, além de novos sistemas de drenagem, caixões e muitas obras de gestão de águas pluviais. Nestas construções, foram usados pavimentos de concreto. “Eles têm um bom comportamento em canais de condução de água, boa resistência e não se deteriora rapidamente com a presença da água,”, comenta Jaramillo. 

Concreto na pavimentação comunitária

Baranquilla conta com o programa “Barrios a la Obra”, que pavimenta as ruas de bairro com concreto. O programa alcançou a execução de 349 km em 15 anos, segundo Jaramillo. 

A cidade de Bogotá teve um programa semelhante entre 1992 e 2001 (nove anos) e construiu a mesma extensão em quilômetros. 

Entrevistado
Diego Jaramillo Porto é engenheiro e diretor de Pavimentos e Infraestrutura na Federação Iberoamericana de Hormigon Premezclado FIHP. Ele também é gerente técnico da Câmara Colombiana de Cimento e Concreto (PROCEMCO) e líder do Comitê Internacional de Pavimentos e Infraestrutura (FHIP/FICEM). 

Contato
Assessoria de imprensa Concrete Show: valeria@coletivodacomunicacao.com.br

Jornalista responsável
Marina Pastore
DRT 48378/SP



Massa Cinzenta

Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.

Veja todos os Conteúdos

Cimento Certo

Conheça os 5 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos

Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.

Cimento Portland composto com fíler

Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.

Cimento Portland composto com fíler

Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.

Cimento Portland de alta resistência inicial

O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.

descubra o cimento certo

Cimento Certo

Conheça os 5 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

descubra o cimento certo