Areia natural ou artificial?
Custos e características técnicas determinam a opção para a escolha do material mais adequado
Custos e características técnicas determinam a opção para a escolha do material mais adequado
Créditos: Engº. Jorge Aoki – Gerente de Assessoria Técnica Itambé
Os agregados utilizados no concreto, brita e areia – desempenham uma função primordial, pois representam de 75% a 85% do seu volume. Também requerem atenção no momento da dosagem, já que suas características nem sempre são uniformes. Esta particularidade impõe cuidados especiais no momento de receber os materiais nas unidades produtoras, caso contrário o concreto pode ter desempenho totalmente diferente daquele calculado previamente nos estudos dos traços em laboratório.
Dos materiais componentes do concreto, a areia natural é o que tem mais dificuldade em manter a produção ou extração, por conta das exigências ambientais. Com isso, aparece outra desvantagem: o frete. Cada vez mais os areais se afastam dos centros consumidores e o transporte, em muitos casos, tem um custo maior que o próprio material. Nas regiões metropolitanas do Rio de Janeiro e São Paulo, por exemplo, a distância média chega hoje a mais de 100 km.
Por outro lado, a areia artificial, ou também chamada areia industrial – obtida nas instalações de britagem -, geralmente tem sua produção em locais mais próximos das centrais de concreto ou das obras, além de aproveitar parte do material de descarte das minerações. Isso tem aumentado a demanda e feito com que os fabricantes de equipamentos de britagem invistam em tecnologia para obter materiais regulares, com boa distribuição granulométrica e baixo teor de material fino (pulverulento). Ou seja, procura-se ficar mais próximo possível da areia natural, o que permitiria sua substituição total. Hoje, ainda é mais comum a substituição parcial, embora em determinados processos, pelo alto custo da areia natural, a utilização seja de 100%.
A vida útil das instalações de britagem é bem longa, muito maior que as instalações de extração de areia natural, salvo algumas raríssimas exceções. Este cenário determinará a crescente tendência de utilização da areia artificial, pelo simples motivo de que em muitas regiões estarão extintas as reservas minerais naturais de extração. Em algumas instalações de britagem, o que começou como um aproveitamento ou complemento para a otimização do processo, já passou a ser equivalente à fabricação da pedra britada. Na realidade, é apenas uma questão de tamanho dos grãos, ou seja, de sua granulometria.
O concreto é o material de construção mais utilizado no mundo e a areia representa cerca de 30% de seu volume. Portanto, sua extração natural, com o passar do tempo, ficará insustentável. Assim, novas formas para a obtenção deste agregado deverão ser estudadas. A reciclagem dos próprios materiais utilizados na construção civil pode ser uma saída.
Jornalista responsável – Altair Santos MTB 2330 – Tempestade Comunicação
Cadastre-se no Massa Cinzenta e fique por dentro do mundo da construção civil.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
12/12/2024
Egito cria cidade futurista no deserto
Nas próximas três fases, o foco está em desenvolver um plano detalhado para a expansão da nova capital, orientando o crescimento da cidade e de sua zona industrial. Crédito: Dar…
12/12/2024
Itambé é a primeira cimenteira do Brasil certificada na ISO 50.001
Reunião, junto a Global Certification System, na qual a Cia. de Cimento Itambé recebeu a certificação. Crédito: Divulgação Em dezembro de 2024, o Parque Industrial da Cia. de…
12/12/2024
Entenda como as empresas do setor podem adotar as práticas de ESG e as desvantagens de ficar para trás
ESG abrange projeto eficiente de recursos, saúde e segurança da força de trabalho e impactos comunitários de novos empreendimentos. Crédito: Envato A sigla ESG (Environmental,…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.