Aliada da sustentabilidade, alvenaria estrutural se renova

Indústria de artefatos de cimento melhora qualidade dos produtos e bons projetos mostram potencial da tecnologia

Aliada da sustentabilidade, alvenaria estrutural se renova

Aliada da sustentabilidade, alvenaria estrutural se renova 1024 793 Cimento Itambé
Engenheiro civil Davidson Daena: alvenaria estrutural bem construída tem o poder de diminuir a fila no posto de saúde Crédito: Cia. de Cimento Itambé

Engenheiro civil Davidson Daena: alvenaria estrutural bem construída tem o poder de diminuir a fila no posto de saúde
Crédito: Cia. de Cimento Itambé

No auge do Minha Casa Minha Vida, a alvenaria estrutural com blocos de concreto serviu para impulsionar o programa. Milhares de unidades foram construídas com a tecnologia, porém com projetos e qualidade duvidosos dos artefatos. Atualmente, muitos dos conjuntos habitacionais viabilizados com alvenaria estrutural no início desta década apresentam patologias e também desencadeiam doenças em seus moradores, com paredes com fungos, baixo desempenho termoacústico e alergias respiratórias. Mas a boa engenharia tem se encarregado de salvar a reputação do sistema construtivo, aprimorando-o e tornando-o sustentável. É o que o especialista na tecnologia, Davidson Deana, mostrou no Concrete Show 2019.

Em sua palestra no evento “120 Ideias para os fortes da construção civil”, o engenheiro civil trouxe modelos internacionais de habitações de interesse social viabilizados com alvenaria estrutural, e com fortes vínculos com a construção sustentável. São os casos da Via Verde, no Bronx, em Nova York; do Hannibal Road Gardens, na Inglaterra; do Fillmore Park, em São Francisco, na Califórnia, e de projetos com as mesmas características viabilizados na Eslováquia, no Chile e no México. “A alvenaria estrutural ainda é competitiva. Chega aonde outras tecnologias não chegam e permite industrializar o canteiro de obras. Agora, com uma pegada mais sustentável, torna-se ainda mais competitiva”, afirma.

Via Verde, no Bronx, em Nova York: modelo de construção sustentável viabilizado com alvenaria estrutural Crédito: Enid Alvarez/New York Daily News

Via Verde, no Bronx, em Nova York: modelo de construção sustentável viabilizado com alvenaria estrutural
Crédito: Enid Alvarez/New York Daily News

Alvenaria estrutural agrega elementos que ajudam a preservar a saúde dos moradores

Davidson Daena relata que as edificações viabilizadas fora do Brasil passaram a integrar a alvenaria estrutural com elementos como teto verde e áreas de convivência, pensando na saúde das pessoas e em evitar doenças psicossociais. “A alvenaria estrutural bem construída tem o poder de diminuir a fila no posto de saúde”, cita o engenheiro, usando o Via Verde como exemplo. O sul do Bronx, onde está localizada a edificação, possui altas taxas de doenças pulmonares e obesidade. Os blocos habitacionais foram concebidos para que os moradores convivam com pomares, hortas e áreas verdes. Além disso, janelas e brises foram projetados para aproveitar ao máximo a luz e a ventilação naturais. O mesmo conceito inspira outras obras com as mesmas características em outros países. 

Deana cita que no Brasil o projeto Arquiteto da Família está atuando em Niterói-RJ para recuperar prédios construídos com alvenaria estrutural que desenvolveram patologias, e que passaram a afetar a saúde dos moradores. Além disso, ele avalia que a indústria de artefatos de cimento melhorou sensivelmente a qualidade dos produtos ao investir em equipamentos mais adequados e na padronização. “Atualmente, as dimensões dos blocos são respeitadas e todos saem da fábrica com números de lote, o que facilita o controle de qualidade. Agora, faltam os projetos de construção sustentável com alvenaria estrutural para que também tenhamos habitações de interesse social como as que vemos fora do país”, finaliza.

Entrevistado
Reportagem com base na palestra “Alvenaria Estrutural Industrializada – modelos de produção”, do engenheiro civil Davidson Daena, dentro da Concrete Show 2019.

Contato: concrete@concreteshow.ubm-info.com

 

Jornalista responsável: Altair Santos MTB 2330
VEJA TAMBÉM NO MASSA CINZENTA

MANTENHA-SE ATUALIZADO COM O MERCADO

Cadastre-se no Massa Cinzenta e receba o informativo semanal sobre o mercado da construção civil