64º Congresso Brasileiro do Concreto reúne mais de 1.500 participantes

Segundo Paulo Helene, presidente do Ibracon, o evento é o maior fórum de engenharia de concreto do país
26 de outubro de 2023

64º Congresso Brasileiro do Concreto reúne mais de 1.500 participantes

64º Congresso Brasileiro do Concreto reúne mais de 1.500 participantes 670 350 Cimento Itambé
Cerca de 1.500 participantes estiveram presentes na 64ª edição do evento.
Crédito: Reprodução Ibracon

Mais de 1.500 participantes compareceram diariamente ao 64º Congresso Brasileiro do Concreto, realizado de 18 a 21 de outubro em Florianópolis. Desse total, 1.273 foram congressistas nacionais e internacionais responsáveis por apresentar artigos científicos e promover conferências e seminários sobre diversos assuntos relacionados ao tema desta edição, Inovação e Sustentabilidade

“É, sem dúvida, o maior fórum de engenharia de concreto do país e quiçá do mundo, conforme depoimentos de experientes congressistas estrangeiros”, afirma o professor e engenheiro civil Paulo Helene, diretor-presidente do Ibracon (Instituto Brasileiro do Concreto), entidade organizadora do evento. 

O especialista ressalta a importância do Congresso conseguir integrar tecnologistas de concreto, academia, projetistas, construtores, consultores, laboratórios de controle, empresários, industriais e órgãos públicos. “Toda a cadeia esteve presente interagindo e construindo consensos nas interfaces das áreas, ainda que seja essa uma ação dinâmica e permanente no tempo, ou seja passível de mudanças e aperfeiçoamentos.”

Novidades no Congresso Brasileiro do Concreto

Congresso foi realizado durante quatro dias em Florianópolis. 
Crédito: Reprodução Ibracon

O professor Paulo Helene conta que, nesta edição do Congresso, foi apresentada pela primeira vez uma peça pré-fabricada em Concreto de Ultra-Alto Desempenho (UHPC Ultra High Performance Concreto), por meio de uma passarela projetada pela Unisinos e construída pela Cassol, com 8 metros de vão por 2 metros de largura, que deu acesso ao saguão principal do evento. 

Outra novidade foi que os participantes também puderam acompanhar ao vivo uma demonstração de concretagem completa de pavimento urbano, com concreto autoadensável, gerenciada pela Abesc (Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Concretagem). “Incluindo a sub-base, a base, a concretagem da laje de concreto com fibras, a cura e o acabamento vassourado, com corte de juntas com disco de corte”, explica o diretor-presidente do Ibracon.

Participantes do evento

A 64ª edição do Congresso Brasileiro do Concreto contou com 12 seminários temáticos, tendo a inovação e a sustentabilidade como elementos transversais em todos eles. Segundo Paulo Helene, “seminários como pré-fabricação e a industrialização, produção de concreto em centrais, reforços e reparos, sustentabilidade, argamassas, materiais poliméricos, reação álcali-agregado e inspeção de pontes e viadutos se destacaram, com público de alto nível”. 

Participaram nomes como Ricardo Couceiro Bento, que falou sobre Avaliação do Ciclo de Vida para Projetos de Estruturas Sustentáveis, Luiz Alberto Trevisol, com o tema Cuidados na Produção de Argamassa Estabilizada, e Jorge Christófolli, que tratou de Concretagem de Grandes Blocos de Fundação.

Paulo Helene (ao centro, de cinza) destacou a importância do evento para o setor.
Crédito: Reprodução Ibracon

Já em relação a especialistas internacionais, o evento teve a presença de renomados pesquisadores, como o professor da Universidade Estadual do Michigan (Estados Unidos), Venkatesh Kodur, que apresentou estratégias para mitigação do fogo em estruturas com novas gerações de concreto, o professor da Universidade Loughborough (Inglaterra), Sérgio Cavalaro, que abordou a impressão 3D em concreto, e o professor emérito da Drexel University (Filadélfia, Estados Unidos), Ahmad Hamid, que demonstrou como o projeto pode melhorar o desempenho estrutural e ambiental das estruturas de concreto.

“A inserção internacional do Ibracon e o intercâmbio com experts de várias nações é fundamental para o nosso meio técnico desenvolver-se rapidamente com espírito crítico, confiança e segurança”, avalia Paulo Helene. “Os problemas graves de mudança climática, de novas forças da natureza, de incêndios, vendavais, enchentes, são comuns a todos os povos, e cabe à engenharia dominá-los para dar boas respostas de segurança e qualidade de vida à sociedade à qual serve.”

Fontes
Congresso Brasileiro do Concreto
Paulo Helene, professor, engenheiro civil e diretor-presidente do Ibracon

Jornalista responsável
Fabiana Seragusa 
Vogg Experience

26 de outubro de 2023

VEJA TAMBÉM NO MASSA CINZENTA

MANTENHA-SE ATUALIZADO COM O MERCADO

Cadastre-se no Massa Cinzenta e receba o informativo semanal sobre o mercado da construção civil