Laje irregular desaba em Itapecerica da Serra

Rompimento da estrutura deixou nove mortos e mais de 30 feridos
5 de outubro de 2022

Laje irregular desaba em Itapecerica da Serra

Laje irregular desaba em Itapecerica da Serra 771 420 Cimento Itambé
Espaço foi modificado de uso comercial para industrial sem obter as autorizações necessárias.
Crédito: Divulgação/Corpo de Bombeiros

O galpão de uma empresa que faz venda e locação de contêiners desabou em Itapecerica da Serra (SP), durante o mês de setembro. A Polícia Militar divulgou que, no momento do acidente, ocorria uma reunião com mais de 60 pessoas no local. O acidente deixou nove mortos e 31 pessoas feridas.

O desabamento ocorreu com o rompimento da laje de um mezanino com auditório. Na ocasião, uma arquibancada foi montada no mezanino para receber os visitantes e acabou desabando com o restante da estrutura, momentos antes da reunião terminar. 

De acordo com Clémenceau Chiabi Saliba Jr., presidente do Conselho do IBAPE (Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia) Nacional, as prováveis causas deste tipo de ocorrência podem ser relacionadas aos seguintes fatores:

– falha no projeto e/ou execução da obra;

– uso inadequado, manutenção ineficiente e/ou desgaste não avaliado de elementos de construção; 

– eventos naturais ou externos imprevisíveis, como um veículo bater em um pilar da edificação, vendavais, alagamentos, etc.

No entanto, para uma correta determinação da causa, há necessidade de avaliação por meio de um trabalho pericial mais aprofundado. “Além da vistoria ao local, a coleta e análise de todas as informações disponíveis, como projetos, licenças, fotos e vídeos históricos e registros de manutenção são de fundamental importância. Para se concluir, poderá haver ainda a necessidade de realização de ensaios nos materiais, como por exemplo, a resistência do concreto”, explica Saliba Jr.

A Prefeitura de Itapecerica da Serra divulgou que o espaço foi modificado de uso comercial para industrial sem obter as autorizações necessárias, incluindo a do Corpo de Bombeiros.

Construção em área de proteção e recuperação aos mananciais

Segundo informações da Prefeitura de Itapecerica da Serra, o galpão está em uma área de proteção e recuperação de mananciais e que, por isso, é necessário um licenciamento da Cetesb (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) antes da autorização municipal. No entanto, o projeto aprovado pela estatal acabou “irregularmente alterado” pelo proprietário.

Saliba Jr. pontua que construir nessas áreas é bem mais delicado e complexo que em outras, sendo necessário a solicitação de alvará e autorização junto à CETESB, fundamentada em documentos e estudos técnicos específicos. 

“No entanto, se seguidos corretamente os parâmetros técnicos de projeto e execução da obra, entendemos não existir influência do local da construção quanto a desabamento”, aponta Saliba Jr.  

Manutenções

Para evitar acidentes deste porte, Saliba Jr. recomenda realizar a Inspeção Predial periódica na edificação, a fim de orientar quanto as manutenções que devem ser realizadas e em qual período.

Entrevistado
Clémenceau Chiabi Saliba Jr. é presidente do Conselho do IBAPE (Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia) Nacional 

Contato
secretaria@ibape-sp.org.br

Jornalista responsável
Marina Pastore
DRT 48378/SP

5 de outubro de 2022

VEJA TAMBÉM NO MASSA CINZENTA

MANTENHA-SE ATUALIZADO COM O MERCADO

Cadastre-se no Massa Cinzenta e receba o informativo semanal sobre o mercado da construção civil