Vendas de materiais de construção crescem pelo quarto mês seguido

Vendas de materiais de construção crescem pelo quarto mês seguido

Vendas de materiais de construção crescem pelo quarto mês seguido 150 150 Cimento Itambé

Segundo o mais recente levantamento, faturamento no mercado interno registrado pela Abramat cresceu 1,28% em agosto

Pelo quarto mês consecutivo, de acordo com o Índice de Vendas elaborado pela Abramat (Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção), houve crescimento no faturamento no mercado interno: 1,28% em agosto comparado a julho. O quadro de melhora constante desde maio de 2009 se deve em parte às medidas de estímulo anunciadas pelo governo, como a ampliação da validade do IPI reduzido para materiais, e o início da implantação do programa Minha Casa, Minha Vida. O resultado acumulado nos últimos 12 meses, com a influência da crise financeira internacional, representa queda de 7,74%.

Para o presidente da Abramat, Melvyn Fox, o crescimento nos últimos meses é um sinal da recuperação do setor, duramente afetado pela crise. “O ano passado foi atípico: vínhamos crescendo fortemente, mas a freada a partir do último trimestre, nos levou de volta aos patamares de 2007”, explica Fox. “Apesar disso, nos últimos quatro anos o setor tem crescido, e agora é possível planejar melhor e manter essa ascensão de maneira sustentada.”

Em vista dos resultados obtidos até o momento, a previsão de fechamento para 2009 foi revisada para baixo, com expectativa de resultado 5% inferior a 2008. Ainda assim, esta nova previsão representa um crescimento real de 8% em relação a 2007, refletindo uma evolução mais realista do setor no ambiente pós-crise.

As perspectivas da associação são confirmadas pela confiança das indústrias de materiais. De acordo com o Termômetro Abramat, sondagem realizada entre as associadas, 75% dos empresários estão otimistas com o desempenho da Construção Civil a partir de outubro. Até agosto, 6% estavam pessimistas, e esse número caiu para zero.

Fonte: Abramat

Jornalista responsável – Altair Santos MTB 2330 – Vogg Branded Content

15 de outubro de 2009

VEJA TAMBÉM NO MASSA CINZENTA

MANTENHA-SE ATUALIZADO COM O MERCADO

Cadastre-se no e receba o informativo semanal sobre o mercado da construção civil