Cimento Itambé

Portal Itambé
Ligue-nos

Torre pré-moldada com sete pavimentos

Mercado da Construção, Obras Inovadoras, Sobre Concreto 24 de junho de 2008

Projeto foi baseado em modelos de estruturas aporticadas, com pilares e vigas de concreto armado pré-moldado conectados após a montagem mediante dispositivos especiais

Créditos: Engº. Fernando Brandes – Assessor Técnico Comercial Itambé

A BPM Pré-Moldados Ltda. foi convidada a participar da concorrência para a construção da nova sede da Dígitro Tecnologia Ltda., tendo como missão apresentar uma solução estrutural econômica e ao mesmo tempo arrojada e de rápida execução.

A estrutura do prédio, de aproximadamente 10.400 m² de área distribuída em sete pavimentos, requeria uma solução que, além de satisfazer em primeiro lugar à arquitetura proposta, com sua fachada principal projetada em ângulo e revestida de pele de vidro, fosse capaz de resolver os problemas ocasionados pela altura elevada. Estes problemas eram decorrentes não só da necessidade de rigidez estrutural, mas também da logística necessária para transportar e montar os pilares de grandes dimensões.

O projeto estrutural desenvolvido pelos engenheiros da BPM foi baseado em modelos de estruturas aporticadas, nas quais pilares e vigas de concreto armado pré-moldado são conectados após a montagem mediante dispositivos especiais, conferindo à estrutura rigidez similar àquela que se conseguiria com uma estrutura convencional moldada “in loco”, porém com velocidade e limpeza na obra que esta última não é capaz de alcançar.

A esta solução somou-se o uso de lajes de concreto armado pré-moldado protendidas, constituídas por placas de apenas 4cm de espessura, enrijecidas com vigas invertidas para fins de transporte e montagem, as quais são posteriormente complementadas com uma capa de concreto armado. Além da vantagem do acabamento liso e nivelado para aplicação do revestimento sem necessidade de camada posterior de regularização, a solução permite a continuidade estrutural nos apoios mediante o uso de armaduras negativas. Esta característica das lajes reduz as deformações e permite incorporar a altura da laje às vigas, como numa solução convencional, porém com as vantagens da protensão.

Outro problema a resolver era o transporte e a montagem dos pilares de grande altura. A solução foi dividir os pilares mais altos em dois estágios, montados independentemente e conectados mediante ementas metálicas.

A estrutura foi finalizada dentro do prazo previsto e, atualmente, encontra-se em fase de acabamento.

NOME DO EMPREENDIMENTO: “EXPANSÃO SEDE DÍGITRO”

LOCALIZAÇÃO DO TERRENO: Florianópolis – SC

ÁREA DO TERRENO: 7.726,83m2

ÁREA TOTAL A CONSTRUIR: 10.433,93m2

PROPRIETÁRIO: Dígitro Tecnologia Ltda

A BPM Pré-Moldados iniciou suas atividades em 1987 e, desde então, vem conquistando e consolidando seu espaço no mercado. Esse sucesso é pautado na busca de inovação, flexibilidade nas soluções dos projetos, redução de custos, segurança e cumprimento de prazos.

Para saber mais sobre a empresa, acesse o site www.bpm.com.br



Tags:
Leia também: