Sistemas construtivos unem universidades

Guilherme A. Parsekian: coordenador do curso, que vai durar 18 meses.

Sistemas construtivos unem universidades

Sistemas construtivos unem universidades 954 1024 Cimento Itambé

UFSCar, USP, UFRJ e UNESP atuam em parceria para formar especialistas em gestão e tecnologia para edificações

Por: Altair Santos

A demanda das empresas de engenharia por profissionais com capacidade de gestão que ultrapasse os limites do canteiro de obras tem influenciado o modelo de ensino das universidades. Para atender engenheiros que buscam requisitos como dimensionar a concepção do empreendimento, a atividade de projeto, o planejamento da produção e fabricação de materiais e componentes, UFSCar, USP, UFRJ e UNESP uniram esforços para lançar o curso em gestão e tecnologia de sistemas construtivos de edificações.

Guilherme A. Parsekian: coordenador do curso, que vai durar 18 meses.

Segundo o professor-doutor Guilherme Aris Parsekian, a especialização a nível de pós-graduação não pretende atingir apenas engenheiros, mas também arquitetos e tecnólogos. “Houve uma união de esforços entre centros de excelência do ensino da engenharia civil e o curso é para quem busca atualização e complementação de suas atividades profissionais. Sobretudo, aqueles que atuam na área de edificações”, diz.

O novo curso, que começa dia 13 de julho e está restrito a 30 vagas, é uma atualização da pós-graduação criada em 1999 (aperfeiçoamento profissional em racionalização de processos e produtos na construção de edifícios). “De lá para cá, várias mudanças foram realizadas a partir desta experiência. Novas disciplinas foram agregadas à grade curricular e novos docentes passaram a abraçar a ideia”, afirma Parsekian, lembrando que a modalidade é presencial e terá duração de 372 horas-aula (18 meses no total, sendo 15 de disciplinas).

As inscrições estarão abertas até o dia 28 de julho e as aulas ocorrerão no departamento de engenharia civil da UFSCar, em São Carlos-SP. “Serão oferecidas disciplinas voltadas à tecnologia da construção e ao gerenciamento do projeto e da execução. Uma extensa equipe de especialistas da UFSCar, USP, UFRJ, UNESP e de renomadas empresas atuantes em projetos e gestão de obras de engenharia são responsáveis pela elaboração do conteúdo”, completa.

O curso é composto pelas seguintes disciplinas:
Tecnologia dos Sistemas Construtivos em Estruturas de Concreto.
Tecnologia dos Sistemas Construtivos Industrializados.
Tecnologia dos Sistemas Construtivos em Alvenaria Estrutural e de Vedação.
Tecnologia de Produção de Revestimentos de Argamassa e Cerâmicos.
Durabilidade dos Materiais e Componentes da Construção Civil.
Tecnologia e Sustentabilidade de Sistemas Hidráulicos e Sanitários.
Tecnologia de Sistemas Prediais de Eletricidade e de Telefonia e Automação Predial.
Gestão do Processo de Projetos.
Ferramentas para Planejamento e Controle de Obras.
Gestão de Custos na Construção Civil.
Gestão de Recursos Físicos nos Canteiros de Obras.
Projeto de Canteiros de Obras.
Sustentabilidade e Certificação Ambiental de Edificações.
Produção Enxuta na Construção Civil.
Metodologia do de Trabalho Técnico.

Dezessete professores ministrarão aulas durante a duração do curso. Destes, onze estão vinculados à UFSCar e outros seis ligados à USP, UFRJ e UNESP. O título de professor-doutor vale para 95% deles. “Estão previstas 15 disciplinas, com número distinto de horas-aula em função das suas especificidades, nas quais serão ministradas aulas expositivas e realizados debates com os alunos, com apresentação de temas e questões para análise, discussões e conclusões, podendo, a critério dos professores, ser determinada a realização de trabalhos e seminários sobre as matérias, com participação individual ou em grupo de alunos”, explica Guilherme Aris Parsekian, que ao lado dos professores José Carlos Paliari e Simar Vieira de Amorim é um dos coordenadores da pós-graduação.

Saiba mais sobre o curso

Entrevistado
Guilherme Aris Parsekian, professor do departamento de engenharia civil da UFSCar.
Currículo
– Guilherme Aris Parsekian é graduado em engenheiro civil pela UFSCar (1993) com mestrado em engenharia de estruturas (EESC/USP, 1996) – menção distinção -, doutor em engenharia civil (EPUSP, 2002), pós-doutor em engenharia civil (UFSCar, 2006) e pós-doutor em engenharia civil (University of Calgary – Canadá, 2008).
– Suas áreas de atuação são: alvenaria estrutural, desenvolvimento de sistemas construtivos, racionalização de edificações, projeto de edificações e CAD aplicado ao projeto de edificações.
Contato: parsekian@ufscar.br / parsekian.ufscar@gmail.com
Créditos foto: Divulgação

Jornalista responsável: Altair Santos – MTB 2330
VEJA TAMBÉM NO MASSA CINZENTA

MANTENHA-SE ATUALIZADO COM O MERCADO

Cadastre-se no e receba o informativo semanal sobre o mercado da construção civil