Cimento Itambé

Portal Itambé
Ligue-nos

Prêmio da ABCIC insere qualidade ao pré-fabricado

Gestão de Obras, Mercado da Construção 23 de janeiro de 2013

Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto seleciona obras, cujos projetos agregam tecnologia, sustentabilidade e inovação ao setor

Por: Altair Santos

O anuário 2012 da ABCIC (Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto) revela que 55% das empresas filiadas à entidade projetam crescimento de 10% ou até superior a 20% em 2013. O diagnóstico, alerta o documento, depende do crescimento da renda, do controle da inflação e do compromisso do governo em seguir impulsionando a construção civil. “Se mantidas essas bases, o setor vê com otimismo o crescimento nos próximos anos. Pelo menos até o final desta década”, avalia a presidente-executiva da ABCIC, Iria Doniak.

Iria Doniak: setor não busca quantidade, mas qualidade nas indústrias de pré-fabricado.

A associação conta atualmente com 54 empresas formais constituídas como indústrias de concreto pré-fabricado. Estima-se que elas produzam 80% do que é consumido no país. No entanto, para atrair mais fabricantes e estimular a qualidade no setor, a ABCIC lançou em 2011 um prêmio que elege as melhores obras em pré-fabricado do Brasil. Segundo Iria Doniak, o objetivo é incentivar a interface do sistema com a arquitetura e a engenharia estrutural, disseminando a cultura do pré-fabricado.

Na 2ª edição do Prêmio ABCIC, a construção vencedora foi o Expo Renault Barigui, em Curitiba, seguido do Shopping Estação, em Belo Horizonte/MG, do prédio da Petrobras, em Cubatão/SP, e do conjunto habitacional Ville San Marino, também na capital mineira. Idealizada pelo arquiteto Manoel Coelho, a obra curitibana venceu por combinar soluções industrializadas com aspectos de sustentabilidade. “O júri teve uma tarefa árdua, pois tivemos empreendimentos com características muito singulares e profissionais de grande relevância envolvidos nestes projetos”, destaca a presidente-executiva da ABCIC.

Entre os premiados, chamou a atenção também o Ville San Marino, que trata-se de um empreendimento habitacional em pré-fabricado. De acordo com Iria Doniak, o prédio é um case de bom uso de sistemas industrializados em construção de edifícios. “Foi uma obra que usou sistemas devidamente aprovados pelo SINAT (Sistema Nacional de Avaliações Técnicas) e que possui o Selo Casa Azul de sustentabilidade, da Caixa Econômica Federal. Além disso, obteve o selo de excelência ABCIC, no nível 3″, afirma.

Prédio do Expo Renault Barigui: vencedor do Prêmio ABCIC, por combinar soluções industrializadas com aspectos de sustentabilidade.

Fundada há 11 anos, a Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto observa que o setor está pronto para atender qualquer tipo de obra. “Os desafios vencidos ao longo de mais de 50 anos de história do pré-fabricado no país permitiram o desenvolvimento de um parque industrial apto a atender desde fundações a fechamentos laterais, passando por edificações de programas habitacionais e grandes estádios de futebol”, diz Iria Doniak, para quem o selo de excelência da ABCIC tem grande importância nesse processo. “Ele avalia qualidade, segurança e normatização em fábricas e obras”, completa.

A presidente-executiva da ABCIC lembra ainda que o mercado não precisa de quantidade de empresas no setor de pré-fabricados, mas de qualidade. “Nos preocupa o grande número de empresas que em sua essência não possuem a expertise da indústria e estão produzindo em canteiro sem a devida observação de critérios técnicos e de desempenho. É importante crescer sem passivos futuros, no que diz respeito a patologias. Por esta razão, em ambos os casos devem ser devidamente observadas todas as normas aplicáveis, em especial a NBR 9062 – Projeto e Execução de Estrutura Pré-Moldada”, finaliza.

Confira o regulamento do Prêmio ABCIC: clique aqui

Confira diagnóstico para a construção civil nos próximos anos: clique aqui 

Entrevistado
Iria Doniak, presidente-executiva Abcic (Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto).
Currículo
– Iria Doniak é graduada em engenharia civil e ocupa o cargo de presidente-executiva da ABCIC. – Também ocupa cargos diretivos no IBRACON e no DECONCIC-FIESP (Departamento da Construção Civil da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo).
– É representante da ABCIC junto à fib (CEB-FIP) e membro do C6 fib (CEB-FIP) atuando nos subgrupos de trabalho Affordable Housing, Quality Control, Sustainability e Hollow Core Slabs.
– Atua como membro da ACHE (Associación Científico Técnica del Hormigón Etructural, da Espanha) e da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas, no âmbito CB-02 e CB-18).
Contatos: administrativo@abcic.org.br / abcic@abcic.org.br

Créditos foto: Divulgação

Jornalista responsável: Altair Santos – MTB 2330


Leia também: