Para aprimorar vendas, comércio investe em P&D

Para aprimorar vendas, comércio investe em P&D

Para aprimorar vendas, comércio investe em P&D 150 150 Cimento Itambé

Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento criado pelo setor pretende atingir nível de qualificação que já está consolidado na área tecnológica

Por: Altair Santos

Na área tecnológica da construção civil, a pesquisa e desenvolvimento (P&D) já desfruta de um ambiente bem aquecido. Levantamento da CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção) revela que fabricantes de materiais e sistemas construtivos, incorporadoras e construtoras, além de universidades, têm dedicado esforços para buscar novos conceitos, produtos e ações perante o mercado. No entanto, não percebe-se o mesmo ritmo no setor de venda direta ao consumidor. Preocupada com esse descompasso no varejo é que a Fecomércio-PR (Federação do Comércio do Paraná) inaugurou recentemente seu Instituto de P&D.

Ari Faria Bittencourt: "A principal meta do IFPD é promover a integração entre empresas e instituições de ensino”.

Segundo Ari Faria Bittencourt, que preside o IFPD (Instituto Fecomércio de Pesquisa e Desenvolvimento) o novo organismo foi criado com o objetivo de proporcionar aos empresários, gestores e colaboradores do ramo de comércio de bens, serviços e turismo, condições de crescimento, desenvolvimento e fortalecimento empresarial e profissional. “Queremos desenvolver ações de natureza educacional, tanto na área de pesquisa quanto na coordenação de programas de estágios. Diria que a principal meta do IFPD é promover a integração entre empresas e instituições de ensino”, destaca Bittencourt.

Ainda de acordo com o presidente do IFPD, a função do instituto será coordenar e administrar os programas de estágio, a fim de formar mão de obra qualificada, que agregue valores importantes aos negócios e serviços das empresas. “Por meio de convênios firmados com diversas instituições de ensino, o instituto pretende realizar a ponte entre o estudante e o mercado de trabalho, estimulando a troca de conhecimentos e de informações entre os segmentos”, completa Ari Faria Bittencourt.

Para auxiliar a Fecomércio, o Sistema S, através do Sesc e Senac, terá um caráter complementar em algumas atividades desenvolvidas pelo IFPD. “Junto com o instituto, eles promoverão a articulação e o fomento para atrair conhecimento e repassá-los aos vários setores do comércio, incluindo o que envolve a cadeia produtiva da construção civil“, diz o presidente do organismo.

O Instituto Fecomércio de Pesquisa e Desenvolvimento opera desde fevereiro de 2012. Pelo seu estatuto, ele está apto a celebrar contratos e convênios de cooperação técnica com empresas e entidades públicas e privadas, inclusive internacionais.  “Também está em pauta, para execução em breve, a promoção de concursos, seminários, palestras e atividades que possibilitem auxiliar os comerciários de modo geral”, diz o presidente do IFPD.

A expectativa é que o instituto comece a trazer resultados efetivos em P&D a partir de 2013. Os primeiros, e importantes, passos foram dados, mas o percurso ainda é longo para alcançar o nível que a pesquisa e desenvolvimento na área tecnológica já atingiu. Nesta área, dentro da construção civil, o universo envolvido já está consolidado. Ele é composto, atualmente, segundo pesquisa da CBIC, por 208 cursos de graduação em engenharia civil, 41 cursos de pós-graduação em engenharia civil (23 de mestrado, 15 de mestrado e doutorado e 3 de caráter profissionalizante), 215 cursos de graduação em arquitetura e urbanismo e 16 cursos de pós-graduação em arquitetura (8 de mestrado e 8 de mestrado e doutorado).

Entrevistado
Ari Faria Bittencourt, presidente do IFPD (Instituto Fecomércio de Pesquisa e Desenvolvimento)
Currículo
– Ari Faria Bittencourt é empresário e, além do IFPD, preside o Sindilojas (Sindicato dos Lojistas do Comércio e do Comércio Varejista de Maquinismos, Ferragens, Tintas, Material Elétrico e Aparelhos Eletrodomésticos de Curitiba e Região Metropolitana)
Contato:  http://www.ifpdpr.com.br/  / ifpd@fecomerciopr.com.br

Créditos foto: Divulgação

Jornalista responsável: Altair Santos – MTB 2330
VEJA TAMBÉM NO MASSA CINZENTA

MANTENHA-SE ATUALIZADO COM O MERCADO

Cadastre-se no e receba o informativo semanal sobre o mercado da construção civil