Cimento Itambé

Portal Itambé
Ligue-nos

Nutec viabiliza casa básica e busca certificação ITA

Gestão, Inovação, Mercado da Construção, Pesquisas, Universidade e Pesquisa 20 de fevereiro de 2013

Desde a sua fundação, Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará desenvolve estudos ligados à construção civil, principalmente os vinculados à habitação popular

Por: Altair Santos

O Nutec (Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará) quer se tornar o terceiro centro de pesquisa voltado à construção civil a obter credenciamento como Instituição Técnica Avaliadora (ITA) na região nordeste do país. Os outros dois, já reconhecidos pela Comissão Nacional do Sistema Nacional de Avaliação Técnica (CN-Sinat) são o Tecomat (Tecnologia da Construção e Materiais Ltda.) e o Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep), ambos em Pernambuco. No país, são sete ITAs em operação.

Casa Olé desenvolvida pelo Nutec serviu de protótipo para a produção em escala industrial.

Para conseguir a aprovação, o Nutec tem intensificado as parcerias para controle tecnológico de materiais e ensaios de avaliação de desempenho de novos sistemas construtivos. Para isso, o núcleo tecnológico conta com laboratórios para testes físicos e químicos e agregou a colaboração do departamento de engenharia civil da Universidade Federal do Ceará. “São três doutores da universidade que passaram a ajudar nas pesquisas“, ressalta Roney Sérgio Marinho de Moura, que junto com José Ramalho é um dos engenheiros civis que coordena o setor do Nutec dedicado à construção civil.

Fundado em 1978, o Nutec tem uma relação intrínseca com pesquisas de materiais e sistemas construtivos. No entanto, foi a partir de 1985 que os projetos se intensificaram. Primeiro, com estudos voltados ao aproveitamento de matérias-primas na fabricação de tijolos ecológicos e de baixo custo, que pudessem ser aproveitados em mutirões pelas comunidades carentes do Ceará. Depois, desenvolvendo processos construtivos para habitações populares até culminar no projeto Casas Olé, que atualmente já são produzidas industrialmente no Ceará.

Casas Olé no interior do Ceará: construídas com painéis pré-moldados, elas ficam prontas em dois dias.

As casas desenvolvidas no Nutec são construídas com painéis pré-moldados de alvenaria, tijolo cerâmico e argamassa vibrada. O sistema possibilita a construção de habitações através de paredes pré-moldadas. Em média, cada casa é construída em dois dias, incluindo esquadrias, telhado, pintura e sistemas hidrossanitário, telefônico e elétrico. “Atuamos na melhoria desse processo construtivo, agilizando a execução de habitações para populações mais carentes”, conclui Roney Sérgio.

Entrevistado
Roney Sergio Marinho de Moura, engenheiro civil da Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec)
Currículo
– Roney Sergio Marinho de Moura é graduado em engenharia civil pela Universidade de Fortaleza (1979). Atualmente é engenheiro civil da Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará. Tem experiência na área de engenharia civil
Contato: http://www.nutec.ce.gov.brroneyribeiro@gmail.com
Créditos fotos: Divulgação

Jornalista responsável: Altair Santos – MTB 2330


Leia também: