Cimento Itambé

Portal Itambé
Ligue-nos

FEICON BATIMAT apresenta inovações para o setor

Mercado da Construção, Mercado Imobiliário, Por dentro do Mercado 15 de abril de 2010

Mais do que um evento para lançamento de produtos, a edição 2010 transformou-se em um catalisador de novos conceitos para edificações

FEICON BATIMAT 2010: realizada na primeira semana de abril, em São Paulo

A FEICON BATIMAT (Feira Internacional da Indústria da Construção) não pode mais ser considerada um evento apenas de produtos e serviços oferecidos pela cadeia da construção civil. Ela tornou-se um catalisador de inovações. Por isso, a cada ano – já está na décima oitava edição – atrai cada vez mais o interesse do setor.

Países como Alemanha, Argentina, China, Espanha, Estados Unidos, França, Itália, Coreia do Sul, Portugal e Turquia veem a feira como uma oportunidade de trocar informações e verificar tendências da construção civil. “O alto nível técnico das empresas nacionais e do exterior que participam da FEICON BATIMAT se traduz em referência anual para o mercado”, diz Jair Saponari, organizador do evento.

Entre os 597 expositores da FEICON BATIMAT, bateram recorde de visitação aqueles que apresentaram os seguintes produtos:

* Casa em placas de concreto que podem ser montadas e desmontadas em cinco dias.
* Portas ocultas, que permitem maior aproveitamento de áreas internas.
* Equipamentos para banheiros que dispensam o uso da descarga.
* Novos sistemas de isolamento acústico de janelas, que não alteram o visual da fachada do prédio ou da casa.
* Caça-ruídos, feitos de borracha reciclada de pneu.
* Chuveiros e banheiros “inteligentes”, que economizam água e energia.
* Luminárias LED, que utilizam apenas a luz solar como fonte de energia e funcionam sem a necessidade de energia elétrica nem fiação.
* Sistemas integrados de monitoramento para segurança residencial.

Em paralelo a FEICON BATIMAT, aconteceu a 12ª Feira Internacional da Indústria da Iluminação – Expolux. Jair Saponari, diretor de feiras da Reed Exhibitions Alcantara Machado, empresa responsável pela organização da feira, comenta que o ponto alto do evento deste ano foi o cenário positivo gerado pelo bom momento do mercado da construção e iluminação. “O destaque da FEICON BATIMAT 2010 e da EXPOLUX foi comprovado, inclusive, pela visita de autoridades do governo”, explicou.

A justificativa do sucesso, segundo Saponari, foi a união entre as duas feiras. “Elas tinham sido separadas e, em 2010, voltaram a compor a Semana Internacional da Indústria da Construção e Iluminação, e isso deu um novo gás ao evento”. Participar de feiras como a FEICON é importante tanto para o produtor quanto para o consumidor. “Esses eventos conseguem reunir as maiores marcas de varejo em um só lugar, facilitando o contato entre as empresas e estreitando parcerias entre as marcas, sem contar que servem de vitrine para os expositores apresentarem seus produtos ao mercado”, finaliza Saponari.

Simpósios

Neste ano, a FEICON BATIMAT apresentou também um fórum de debates sobre tendências da construção civil, realizando simpósios e seminários. Entre eles, o Seminário Gestão de Custos e Produção de Empreendimentos Imobiliários, Metodologias de Trabalho para um Novo Ciclo de Crescimento da Construção Civil; a 2ª Conferência Internacional de Arquitetura FEICON BATIMAT, que discutiu a programação de obras a serem executadas nas cidades-sede da Copa do Mundo; e o Seminário Green Building Council: Construindo um Brasil Sustentável.

Paralelamente aos debates, a rodada internacional de negócios da FEICON BATIMAT atraiu compradores de Angola, Chile, Emirados Árabes e Panamá, além de empresas nacionais, confirmando a expectativa do setor para 2010. “A retomada no ritmo das vendas gerou ânimo extra na feira”, disse Cláudio Conz, presidente da ANAMACO (Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção).

Com grandes expectativas, o setor trabalha com previsão de faturar entre 10% e 12% a mais este ano, se comparado ao exercício de 2009. São índices que superam até mesmo o crescimento projetado para o PIB (Produto Interno Bruto) do país para 2010, entre 5% e 6%.

E-mails dos entrevistados:
Assessoria de imprensa da FEICON BATIMAT
Tuca Castro: tuca.castro@reedalcantara.com.br
Sheila Pala: sheila.pala@reedalcantara.com.br
Elaine Tessarolo: elaine.tessarolo@reedalcantara.com.br

Vogg Branded Content – Jornalista responsável Altair Santos MTB 2330



Tags:
Leia também: