Aplicativo cria placa virtual para imóveis

Thiago Folador, um dos inventores do aplicativo: tirando a placa imobiliária da idade da pedra

Aplicativo cria placa virtual para imóveis

Aplicativo cria placa virtual para imóveis 1024 768 Cimento Itambé

Ferramenta, batizada de “Placa Virtual”, permite que o interessado carregue em seu celular todas as informações do bem que pretende alugar ou comprar

Por: Altair Santos

Um aplicativo que leva a internet para a placa imobiliária. É o que os paranaenses Thiago Folador e Fernando Ribo criaram com a ferramenta batizada de “Placa Virtual”. Ela permite que o interessado em um imóvel carregue no celular todas as informações sobre locação ou venda de determinado bem. “Para escanear uma placa virtual, basta que o interessado tenha em seu smartphone qualquer aplicativo leitor de QR Code (i-Nigma, por exemplo) e aponte a câmera do celular para o código da placa. Feito isso, o usuário será direcionado automaticamente para uma ficha do imóvel, onde terá acesso às características, fotos e valores”, explica Thiago Folador. A tecnologia funciona tanto em aparelhos com sistema Android quanto iOS (iPhone).

Thiago Folador, um dos inventores do aplicativo: tirando a placa imobiliária da idade da pedra

Para os criadores do aplicativo, era preciso dar mais funções à placa física do imóvel, para que ela não informasse apenas o tipo de transação, o logotipo e o telefone da imobiliária. “O aplicativo Placa Virtual é a evolução da antiga placa imobiliária. Estamos em 2015 e a placa de vende continuava limitada às mesmas funcionalidades que tinha séculos atrás. Era hora de tirar a placa imobiliária da idade da pedra”, afirma Thiago Folador, completando que a ferramenta foi idealizada com base em uma necessidade que o mercado imobiliário já vinha sinalizando. “O mercado já tinha a necessidade de um produto inovador que fosse capaz de modernizar as placas por meio de uma interação perfeita com o smartphone dos clientes”, diz.

Outra percepção dos criadores do aplicativo é que os empresários do ramo imobiliário já estavam atentos ao consumidor Mobile. “Eles sabem que 71% dos usuários de internet acessam a rede por meio de seus telefones celulares. Quando o assunto é dispositivo móvel, estamos falando de nada menos que 280 milhões de celulares em todo o Brasil”, revela Folador. Segundo ele, o desenvolvimento do sistema levou cerca de dois anos. “Primeiro criamos um código inteligente que incorpora automaticamente as informações do imóvel. Isso levou seis meses. Em seguida, iniciamos o processo de proteção intelectual, que levou cerca de um ano. Feito isso, investimos outros seis meses estudando o mercado imobiliário e criando a marca para o produto, que hoje é “Placa Virtual”, complementa.

Aliado do corretor de imóveis
A vantagem do aplicativo é que ele não remete para o site da imobiliária, mas fornece diretamente as informações do imóvel. “Uma vez que o usuário acessa o Placa Virtual, a partir de um determinado imóvel, ele poderá ver todas as fotos internas e o valor de negociação. Além disso, poderá solicitar mais informações ao anunciante através de um formulário apresentado pela ferramenta. Outra funcionalidade bem legal é o botão ligar. Quando tocado, ele inicia uma ligação automática para o corretor responsável pelo imóvel, sem a necessidade de digitar os números do telefone”, destaca Thiago Folador. “Tudo isso sem nenhum custo, já que a grande maioria dos aplicativos capazes de ler QR Code pode ser baixada gratuitamente”, completa.

O aplicativo criado no Paraná tem patente depositada no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) e incorpora tecnologia que ainda não está presente em similares existentes nos Estados Unidos e na Europa. “Nossa ideia era importar uma tecnologia, mas nem nos países desenvolvidos existia uma solução satisfatória. Tivemos que inventar algo totalmente novo dando origem ao Placa Virtual”, garante Folador, assegurando que a ferramenta não é inimiga do corretor de imóveis. Pelo contrário. “O Placa Virtual diminui os custos e poupa tempo dos corretores, que passam a focar seus esforços em clientes que realmente têm chance de efetivar negócios. Além disso, a inovação agiliza o agendamento de visitas e diminui a distância entre o interessado no imóvel e a imobiliária”, finaliza.

Entrevistado
Thiago Folador, especialista em marketing digital e CEO do Placa Virtual
Contatos
thiago@placavirtual.com.br
www.placavirtual.com.br

Crédito Foto: Divulgação

Jornalista responsável: Altair Santos MTB 2330
VEJA TAMBÉM NO MASSA CINZENTA

MANTENHA-SE ATUALIZADO COM O MERCADO

Cadastre-se no e receba o informativo semanal sobre o mercado da construção civil