Curso sobre pavimento de concreto ensina métodos a profissionais da área

Parceria entre ABCP e Daer-RS reuniu 68 inscritos interessados em atuar no segmento
7 de junho de 2023

Curso sobre pavimento de concreto ensina métodos a profissionais da área

Curso sobre pavimento de concreto ensina métodos a profissionais da área 1016 676 Cimento Itambé
São Luiz Gonzaga (RS).
Crédito: Divulgação

A partir de uma demanda do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem do Rio Grande do Sul (Daer-RS), a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) realizou na última sexta-feira (2) o curso “Dimensionamento de Pavimentos de Concreto: Da Teoria à Aplicação”. 

Projetado para engenheiros que desejam dominar as técnicas mais avançadas e atualizadas desse segmento, o curso foi ministrado por Fernão Nonemacher Dias Paes Leme, especialista em pavimentação da ABCP, e atendeu aos engenheiros do próprio Daer e também aos interessados de forma geral. A programação incluiu temas como viabilidade econômica, métodos utilizados (como AASHTO 93, ASSHTO 98 e PCA 84, adotado pelo Dnit), PavementDesigner, parâmetros para o dimensionamento e comportamento estrutural.

O engenheiro civil Alex Maschio, gerente da regional Sul da ABCP, diz que “os profissionais que saírem do curso vão ter total possibilidade de dimensionar pavimentos rígidos, tanto para estudos quanto para projetos executivos“. Foram 68 inscritos, que puderam aplicar os conceitos aprendidos em situações reais e desenvolver habilidades práticas, aprimorando seus conhecimentos em um campo de alta demanda no mercado.

Utilização de pavimento rígido vem aumentando no Brasil.
Crédito: Envato

Maschio ressalta o fato de que a utilização do pavimento rígido vem aumentando de forma substancial no Brasil. “Isso muito em função de alguns fatores. Tem aqueles fatores mais tradicionais, como durabilidade, pouca manutenção, a parte de sustentabilidade, mas o que mais está contribuindo para esse crescimento significativo no Brasil é a questão do custo. O [preço do] asfalto subiu muito nos últimos anos, e isso possibilitou uma melhoria da condição de competitividade do pavimento de concreto”, explica. 

“Como a gente não teve, ao longo dos anos, uma preparação dos profissionais, já que são muito raras as universidades que têm curso de pavimento de concreto, que têm disciplina de pavimento de concreto, eles não conhecem os métodos de cálculo e nem os procedimentos de execução – e acabam não entrando a fundo no assunto”, afirma Maschio. “E o papel da ABCP é justamente levar isso para o mercado. Então o propósito principal desse curso é levar informações e preparar profissionais para atuar no segmento de pavimento rígido.”

Alex Maschio, gerente da regional Sul da ABCP.
Crédito: Divulgação

Ainda sobre o aumento na utilização de pavimento de concreto no país, o gerente da ABCP dá exemplos de valores que fazem a diferença na hora da escolha. “Em rodovias de tráfego pesado, por exemplo, o pavimento rígido pode custar por volta de 20% a 30% mais barato, isso em custo inicial. Se a gente colocar a longo prazo, vai sair quase 100% mais barato do que um pavimento asfáltico convencional”, avalia.

“Em um pavimento mais leve, em uma via urbana, o pavimento rígido pode custar entre 10% e 20% mais barato em custo inicial, ou seja, está muito competitivo. Então não tem por que não ter esse crescimento. E que está acontecendo, está se efetivando.”

Fonte
Alex Maschio, gerente da regional Sul da ABCP

Jornalista responsável
Fabiana Seragusa 
Vogg Experience

7 de junho de 2023

VEJA TAMBÉM NO MASSA CINZENTA

MANTENHA-SE ATUALIZADO COM O MERCADO

Cadastre-se no Massa Cinzenta e receba o informativo semanal sobre o mercado da construção civil